Blog do Prisco
Manchete

Educação nas mãos de Ceretta

Articulada, competente, dona de um currículo invejável e hábil nos bastidores. Esse é um breve, muito breve, resumo do currículo da nova secretária de Educação do governo Jorginho Mello, Luciane Ceretta.
Ela tem uma missão desafiadora. Além de substituir o amigo de décadas e homem de confiança do governador, Aristides Cimadon, Luciane terá o gigantesco desafio de dar mais visibilidade, quiçá, viabilidade, ao Programa Universidade Gratuita.
A educadora acabou de ser empossada para um terceiro mandato na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc – função da qual terá que se licenciar para pilotar uma das pastas mais importantes e capilarizadas do governo.
Luciane Ceretta também preside a Acafe, outra função da qual terá que se afastar para ser nomeada titular da Educação.
Sem qualquer reserva ao nome de Aristides Cimadon, um homem probo e que deu seu melhor, mas o fato é que a pasta da Educação poderia ter entregado mais. E melhor.

Decisão difícil

Para o governador Jorginho Mello, não foi fácil abrir mão de Aristides Cimadon. Os dois são amigos de longa, mas de longa data.
Cimadon é competente e de confiança, mas acabou não pegando o ritmo de trabalho do governador. Esbarrou na burocracia e em algumas resistências internas.

Desafio

Luciane Ceretta terá esse desafio. Fazer mais e melhor do que Cimadon. Ao ganhar a confiança do governador, ela já deu o primeiro passo. Inteligente e preparada, todos sabem que ela é. Se vai superar as barreiras da pasta da Educação, são outros 500. Tem tudo para conseguir, mas vai ter que focar 100% na função.

Modus operandi

Noves fora amizades e competências, Jorginho Mello tem seu estilo para trocar nomes de primeiro escalão. A fritura começa pela imprensa, com uma nota aqui e outra ali, sem muito alarde.

Depois de frito, o “peixe” vai pra mesa e o nome da preferência do governador começa a aparecer. Tem sido assim desde as primeiras trocas no primeiro escalão.

Então, secretários de Estado, se seu nome começar a aparecer na imprensa por conta da insatisfação do governador, já podem ir arrumando as gavetas. É o jeito Jorginho de mudar.

Timing

Por falar em modus operandi, Luciane Ceretta foi convidada a assumir a Educação durante a viagem de Jorginho aos Estados Unidos.
E aceitou no retorno do governador.

Sempre ele

Discrição não é exatamente uma característica do deputado Ivan Naatz. Foi o parlamentar que antecipou que Luciane Ceretta substituiria Aristides Cimadon na Educação.

Marca

Hoje o principal Programa do governo estadual é o Estrada Boa, que está revolucionando as estradas estaduais de SC. Mas Jorginho tem um carinho especial pela Educação e quer ver o Universidade Gratuita decolar. Com a palavra, e a caneta, Luciane Ceretta.