Ações realizadas ao longo do ano reforçaram o compromisso com a aprendizagem e o desenvolvimento integral
Marcado por reconhecimentos nacionais, competições a nível internacional e entrega de novas estruturas, 2025 foi um ano de conquistas para a Educação de Criciúma. A rede municipal se destacou pela qualidade do ensino, o fortalecimento de políticas públicas educacionais e pelo protagonismo de alunos e profissionais, colocando o município em evidência dentro e fora do Brasil. As ações desenvolvidas ao longo do ano reforçaram o compromisso da Administração Municipal com a aprendizagem, a equidade e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, os resultados refletem um trabalho contínuo e planejado. “A educação é uma das prioridades da nossa gestão. Estamos formando cidadãos preparados para os novos desafios do futuro e mostrando a qualidade do nosso ensino para o mundo. Os avanços registrados em 2025 deixam bem claro que investir em pessoas, estrutura e políticas públicas consistentes gera resultados concretos, que impactam diretamente a vida dos estudantes e de toda a comunidade”, destaca.
Ao longo do ano, mais de 20 mil estudantes do Ensino Fundamental foram atendidos nas 62 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), além da Educação Infantil, oferecida em creches conveniadas em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc). Já na Educação de Jovens e Adultos (EJA), 147 estudantes concluíram o 9° ano do Ensino Fundamental e outros 101 finalizaram cursos profissionalizantes no primeiro semestre, além da formatura de 160 estudantes no segundo semestre.
O vice-prefeito de Criciúma, Salésio Lima, ressalta que os investimentos na educação refletem diretamente no desenvolvimento do município. “Quando investimos em educação, estamos investindo no futuro. Os avanços alcançados em 2025 mostram que Criciúma vem construindo uma rede cada vez mais estruturada, inclusiva e preparada para formar cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a sociedade”, afirma.
A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, declara que os resultados são fruto de um trabalho coletivo e integrado. “Os avanços da educação municipal em 2025 refletem o empenho de toda a rede. É um trabalho construído diariamente por estudantes, professores, equipes pedagógicas, gestores e servidores, sempre com foco na aprendizagem e no desenvolvimento integral”, pontua Geovana.
Destaque nacional e internacional
No campo pedagógico, a rede municipal ampliou projetos e práticas que estimularam o protagonismo estudantil e a excelência acadêmica, com participação em competições científicas, culturais e de conhecimento. No cenário nacional, os estudantes de Criciúma marcaram presença na Olimpíada Brasileira de Robótica, com premiação na etapa estadual; na 3ª Olimpíada de Português, resultando em mais de 60 premiações; na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; e na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, com reconhecimento estadual.
Somente na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), alunos do município conquistaram 70 premiações. Outro destaque foi a seleção da EMEB Jorge da Cunha Carneiro para a 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo no segmento, reforçando a valorização da cultura e da expressão artística no ambiente escolar.
Criciúma também marcou presença na Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, em Belo Horizonte (MG), compartilhando práticas exitosas desenvolvidas nas unidades de ensino.
A nível internacional, um grupo composto por 17 pessoas, entre estudantes e profissionais da Secretaria Municipal de Educação, embarcaram rumo a Tóquio, no Japão, para representar Criciúma e o Brasil na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2025 – Olimpíada Internacional de Matemática na Ásia. Já no continente europeu, a estudante Isabela Correa Bonfante, do 9º ano da EMEB Hercílio Amante, foi selecionada por alto rendimento para participar da V Olimpíada Internacional de História em Paris, na França.
“Ver nossos estudantes representando Criciúma e o Brasil em competições nacionais e internacionais é motivo de muito orgulho. Esses resultados são consequência de um trabalho pedagógico consistente, do envolvimento das escolas e do incentivo permanente ao protagonismo estudantil, que amplia horizontes e transforma realidades”, completa a secretária.
Conquistas e reconhecimentos
Em 2025, a Educação de Criciúma também foi reconhecida por iniciativas e políticas públicas que reforçam a qualidade do ensino ofertado na rede municipal. Como a conquista do Selo Petronilha, que valoriza ações voltadas à educação das relações étnico-raciais, e o reconhecimento recebido no Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), com o Selo de Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Além disso, Criciúma conquistou, mais uma vez, reconhecimento nacional no ranking elaborado pela Austin Rating, publicado pela Revista Veja Negócios, onde figura entre as 50 melhores cidades do Brasil para se viver, obtendo um desempenho destacado em diversos pilares avaliados, entre eles a educação. O município conquistou o 12º lugar entre as cidades brasileiras de grande porte no Indicador Social, com especial evidência em educação, figurando em 5º lugar nacional, e acesso digital ao conhecimento, onde ocupa o 8º lugar entre os grandes municípios.
O município também liderou o ranking de Acesso à Educação na Região Sul do Brasil, consolidando-se como referência em políticas educacionais. Outro destaque foi conquistado pela EMEB Amaro João Batista, finalista do Prêmio Lume, reconhecimento estadual voltado a práticas educacionais inovadoras e de grande impacto.
Estruturas modernas e equipadas
A infraestrutura educacional avançou com reformas, ampliações e novas entregas, como a reforma e ampliação da EMEB José Rosso, no bairro Quarta Linha; a inauguração do novo Centro de Educação Infantil (CEI) Maria de Assis Góes, no bairro São Luiz; e da nova EMEB Amaro João Batista, na Grande Santa Luzia. Além disso, novas melhorias já foram encaminhadas e estão em andamento, como a reforma e ampliação da EMEB Professor Francisco Skrabski, no bairro Brasília.
Ampliação de iniciativas pedagógicas
As iniciativas pedagógicas também foram ampliadas ao longo de 2025. Mais de 11 mil livros didáticos foram entregues para apoiar a alfabetização e o ensino da Língua Inglesa, além da distribuição do álbum de figurinhas do centenário de Criciúma, integrando educação e memória histórica. Eventos como o Festival de Dança “Criciúma: 100 anos em movimento” e o concurso “Minha Educação Centenária” mobilizaram estudantes e a comunidade escolar.
No campo da avaliação e monitoramento, o município realizou as provas do Programa Municipal de Avaliação da Aprendizagem de Criciúma (PROMAC) em toda a rede, para o acompanhamento de indicadores educacionais. Os estudantes de 49 escolas também realizaram o exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Ministério da Educação, tendo um salto histórico de 91% de engajamento em 2025.
Inclusão garantida
A inclusão escolar também ganhou atenção especial em 2025. O município ampliou o número de atendimentos nas Salas de Recursos Multifuncionais, dedicadas ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar, com a chamada de 12 novos professores especialistas em educação especial. Foi implantada, ainda, uma nova resolução de avaliação aos estudantes do Ensino Fundamental com deficiência, beneficiando mais de 1,2 mil alunos em um ambiente escolar mais justo, inclusivo e motivador.
Outra iniciativa importante foi a implantação do Serviço de Apoio Psicossocial Educacional (SAPE), com a atuação de 11 duplas formadas por psicólogos e assistentes sociais, organizadas em 11 territórios do município, garantindo acompanhamento mais próximo às unidades escolares e apoio às demandas educacionais, psicológicas e sociais dos estudantes.





