Evento promovido pela FIESC ensina a estruturar projetos sociais e aproxima organizações de empresas interessadas em investir em iniciativas de impacto
O Elabora Social, iniciativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), movimentou o ecossistema de responsabilidade social do Sul do Estado nesta quarta e quinta-feira, em Criciúma. O evento reuniu instituições e empresas com o propósito de fortalecer a elaboração de projetos sociais e incentivar a captação de recursos por meio das leis de incentivo fiscal.
A programação contou com dois dias de atividades no SENAI de Criciúma, com capacitações voltadas à criação de projetos e, na etapa final, a apresentação dos chamados “pitches”, momento em que as instituições puderam expor suas propostas a representantes de empresas da região.
“O Elabora Social conta com duas etapas. A primeira é a elaboração de projetos pelas instituições selecionadas por edital, e a segunda é a apresentação desses projetos para as empresas que passaram por um painel sobre investimento social privado, com pontuação e seleção da instituição vencedora. Trabalhamos com todas as leis de incentivo fiscal federais, capacitando os participantes para captar recursos de forma estruturada e eficiente”, explica a interlocutora de responsabilidade social da FIESC, Cíntia Nowasco.
Entre as empresas participantes, representantes destacaram a importância do Elabora como ponte entre o setor produtivo e as causas sociais.
“Nós da Alliance One ficamos muito felizes com o convite para apresentar nosso case de responsabilidade social, porque acreditamos que, mostrando o nosso trabalho, conseguimos motivar e engajar outras empresas. É muito inovador da parte da FIESC promover esse evento, que capacita as instituições a elaborarem projetos de qualidade para apresentar às empresas”, afirma a representante da Alliance One, Daiane Aguirres.
Já a representante da Farben, Daiane Rodrigues, destaca o impacto de conhecer diferentes iniciativas durante o evento.
“Foi muito gratificante poder expor as ações que desenvolvemos e também ouvir outras empresas falando de seus projetos sociais. É engrandecedor ver o quanto essas ações ajudam a comunidade a crescer e evoluir. A proposta do Elabora é importante, porque ajuda as empresas a entenderem quais projetos podem apoiar e como direcionar seus tributos de forma responsável”, comenta.
Durante o encerramento, as instituições participantes apresentaram seus projetos a uma banca avaliadora composta por representantes das empresas. A iniciativa com melhor avaliação foi da instituição Happy Face, com o projeto Mentores do Futuro, que conquistou o primeiro lugar nesta edição do Elabora Social em Criciúma.
Saiba mais
Promovido pela FIESC, o Elabora Social tem se consolidado como uma importante ferramenta de estímulo ao investimento social privado em Santa Catarina. Desde sua criação, o Elabora já passou por diversas cidades catarinenses, viabilizando milhões de reais em captação de recursos e fortalecendo o protagonismo de organizações locais na transformação social.
Vale reforçar também que a FIESC criou um assistente virtual que apoia a organizações na escrita dos projetos vinculando com politicas públicas, estratégia de investimento social das indústrias participantes e inovação social.