Novo equipamento proporcionará maior eficiência e ampliará confiabilidade do atendimento energético da região Norte Santa Catarina
A Eletrobras concluiu a nova etapa de modernização da Subestação Joinville, em Santa Catarina. Com investimento total de R$ 9 milhões, as obras envolveram a substituição do transformador trifásico TR1 (138/69 kV), de 50 MVA, por um novo equipamento com capacidade para 66 MVA. A atualização da infraestrutura ampliará a capacidade de transmissão de energia, reforçando a confiabilidade e a segurança operativa para atendimento da região Norte do estado. A energização ocorreu na última sexta-feira (29/08).
“O investimento na modernização da Subestação Joinville proporcionará grandes benefícios tanto para o fornecimento de energia na região Norte de Santa Catarina quanto para o Sistema Interligado Nacional. O comprometimento das equipes com as diretrizes de segurança e a excelência técnica dos profissionais foram decisivos para o sucesso do projeto. Enfrentamos diversos desafios, como as fortes chuvas que atingiram a região, mas conseguimos superá-los. E, dentro do prazo previsto, concluímos com êxito as atividades em campo, entregando o novo transformador à operação comercial”, destacou Patrick Cardoso, gerente de Implantação de Transmissão da Eletrobras CGT Eletrosul.
Os serviços foram executados dentro prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A substituição do transformador está enquadrada como reforço de grande porte e proporcionará incremento de R$ 1,5 milhão na Receita Anual Permitida (RAP) destinada à subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, responsável pela operação das instalações.
Com 915 MVA de capacidade de transformação, a Subestação Joinville atende o Sistema Interligado Nacional (SIN). No total, 14 linhas de transmissão se conectam ao empreendimento.