Foto: Eduardo Valente/GOVSC
Nesta segunda-feira, 11 de agosto, o Governo do Estado celebrou em São Francisco do Sul um dos eventos mais simbólicos do calendário catarinense: a transferência da capital do Estado para o município mais antigo de Santa Catarina e o terceiro mais antigo do Brasil. Junto com a transferência simbólica, o governador Jorginho Mello inaugurou obras e fez anúncios importantes para o município.
“São Francisco do Sul é um patrimônio histórico, cultural e econômico de Santa Catarina. É uma honra celebrar esta data com anúncios importantes, homenagens e a certeza de que estamos trabalhando para o desenvolvimento de toda a região. Hoje é um dia de relembrar a história do nosso estado que teve essa cidade como o início de tudo, mas também estou aqui para trazer novos investimentos na segurança pública, na educação e infraestrutura energética”, destacou o governador Jorginho Mello.
Um dos destaques foi a parceria entre o Governo do Estado, a Celesc e a Prefeitura para a obra de extensão elétrica na região norte da Praia do Ervino. O investimento de R$ 12 milhões vai beneficiar cerca de 150 residências e preparar a rede para atender mais de 100 terrenos que ainda não possuem fornecimento de energia elétrica.
A programação também incluiu a entrega simbólica da reforma da Delegacia de Polícia da Comarca de São Francisco do Sul. Com investimento de aproximadamente R$ 624 mil, viabilizado por convênio entre a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Trânsito, e a Polícia Civil, a unidade passou por melhorias para qualificar o atendimento à população e proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais civis.
No ato, o governador participou da promoção de militares estaduais, que acontece simultaneamente em todo o Estado. Ao todo, 496 homens e mulheres da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram promovidos nesta data. Em São Francisco do Sul, dois oficiais e 32 praças da Polícia Militar, integrantes do 5º Comando Regional, receberam o reconhecimento.
O governador Jorginho Mello também inaugurou a quadra poliesportiva da escola Claurinice Vieira Caldeira e encerrando as solenidades, a Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Honorário de São Francisco do Sul ao governador, à senadora Ivete Appel da Silveira e ao vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.
Capital simbólica de Santa Catarina
Berço de Santa Catarina, São Francisco do Sul representa a capital do Estado todo dia 11 do mês de agosto, em razão da Lei 15.109 de 2010, de autoria do então deputado estadual Jorginho Mello. A data faz alusão à criação da Capitania de Santa Catarina no ano de 1738, quando a região conquistou autonomia em relação à Capitania de São Paulo.
Com raízes históricas que remontam aos primeiros habitantes sambaquianos, passando pelos povos Tupi-Guarani e pela colonização europeia iniciada em 1658, São Francisco do Sul preserva uma identidade cultural única, fortalecida pela chegada de imigrantes italianos, alemães e poloneses no século XIX.