Blog do Prisco
Manchete

Em Brasília, presidente do BRDE reforça aproximação e investimentos à região Sul

Durante esta quarta-feira (21), o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing (E), esteve em audiências em Brasília com o objetivo de aproximar as necessidades do banco, principalmente na busca por recursos para desenvolvimento da Região Sul. O presidente realizou visitas institucionais aos parlamentares catarinenses e no Sebrae Nacional, onde apresentou as ações e metas a frente do banco, as linhas de crédito oferecidas para os diversos setores da economia e detalhes dos projetos do Fundo Sul e Pronampe Estadual.

Em visita aos gabinetes, Kleinübing foi recebido pela coordenadora do Fórum Parlamentar Catarinense, deputada federal, Caroline de Toni, além dos deputados federais, Ricardo Guidi e Júlia Zanata, e os senadores, Jorge Seif e Esperidião Amin. Uma das principais pautas apresentadas foi o Fundo Sul – um fundo constitucional destinado a fortalecer projetos e propostas para o desenvolvimento social e econômico de municípios com baixo IDH da Região Sul. “O BRDE terá o encargo de fazer as operações do fundo, em razão da experiência na gestão e aplicações de fundos orçamentários e recursos de longo prazo, além de sua atuação nos três estados do Sul”, ressaltou.

A criação do fundo possibilitará equidade nas políticas que são estabelecidas para outros estados, que já têm fundos da mesma natureza. O fundo será distribuído para regiões mais vulneráveis. Os três estados do Sul têm em torno de 20% dos municípios com IDH baixo. Com a criação do fundo, a população teria acesso a financiamentos com juros subsidiados e aplicados nas regiões com baixos indicadores de educação, emprego e saúde. O recurso seria redistribuído do Fundo de Participação dos Municípios, previstos no artigo 159 da Constituição Federal.

Pronampe Estadual – Na sequência, Kleinübing esteve reunido com o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima (foto de capa), onde abordou a necessidade da formação de um fundo garantidor, em parceria com o Sebrae e demais instituições com foco no apoio às micro e pequenos empresas e microempreendedores. “Esta ação do Pronampe Estadual está alinhada ao desejo do Governo do Estado em atender mais e melhor este setor da economia”, disse Kleinübing.

Deputada Carol de Toni recebeu Kleinübing na Câmara

Os presidentes das duas instituições também trataram da renovação do contrato do FAMPE, o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas que concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. A assinatura do convênio deve acontecer nas próximas semanas.

Acompanharam o presidente na agenda, o chefe de gabinete da diretoria, Nelson Ronnie dos Santos, e o assessor da diretoria, Guilherme Horário Colombo.

Fundo Sul – São recursos orçamentários para fomentar o desenvolvimento da Região Sul, investindo em projetos de infraestrutura nas áreas mais deprimidas economicamente, nos mesmos moldes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Fundo de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Nessas regiões, onde já existem esses repasses, os estados recebem, para os fundos constitucionais, 3% do produto da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR).

fotos>divulgação

Posts relacionados

BRDE atinge marca de R$5 milhões em contratos no crédito simples

Redação

BRDE participa do encontro anual do Banco do Brics

Redação

BRDE firma contrato pioneiro para modernização da iluminação pública de São Bento do Sul

Redação