Fotos: Jonatã Rocha/Secom GOVSC
O governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm, participaram, nesta terça-feira, 9, da cerimônia de abertura do 20ª Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC). Serão dois dias de evento em Florianópolis para celebrar as duas décadas de história de trabalho e realizações. O ato contou com aproximadamente 1.300 mulheres de 48 cooperativas.
“O cooperativismo de Santa Catarina é um modelo que deu certo. É uma força extraordinária, em todos os setores, e coordenado por mulher vai ser ainda melhor. Santa Catarina tem o nome de mulher, eu não tenho dúvida que as mulheres exercem um papel importante na vida de toda a sociedade. E como a organização das cooperativas já é uma união muito forte, é sucesso absoluto. As mulheres comemoram, as mulheres enfrentam, as mulheres ajudam, as mulheres empreendem. O nosso estado é um estado empreendedor e isso é extraordinário”, disse o governador Jorginho Mello.
Para celebrar duas décadas de história, o tema escolhido para este ano foi “Raízes fortes, asas livres”, destacando o papel da mulher cooperativista.
“Este é mais um evento que mostra a força das catarinenses. Nos setores público e privado, na política, na ciência, cada vez mais, as mulheres mostram sua determinação e garra. E isso ocorre também no cooperativismo, que é uma das áreas mais importantes da nossa economia. E tenho certeza de que o aprendizado que todas as participantes terão aqui vai fortalecê-las ainda mais”, afirmou a vice-governadora, Marilisa Boehm.
Esta edição tem um significado ainda mais especial, pois celebra o Ano Internacional das Cooperativas e marca duas décadas de história do encontro que envolve as mulheres cooperativistas de Santa Catarina.
“A mulher é uma parte importantíssima, ou talvez majoritária do sistema cooperativista. Santa Catarina é o berço do cooperativismo. E Esse é o ano do cooperativismo na ONU (Organização das Nações Unidas). É o modelo que é exemplo para o mundo. E Santa Catarina não poderia ser diferente, tinha que celebrar esse evento com tantas mulheres, demonstrando energia, força, organização, planejamento, governança e futuro”, explicou o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini.
A celebração de 20 anos de história contempla uma programação especial para 2025, com apresentações artísticas e culturais, palestras, momentos de convivência e trocas de experiências entre as participantes. O presidente do conselho da Sescoop/SC, Vanir Zanatta, lembrou durante o discurso que havia mais de dez anos que um governador do estado não participava do encontro.
“E é o primeiro que vêm juntos o governador e a vice-governadora. Muito obrigado e recebam o reconhecimento mil e trezentas mulheres. O sistema é organizado, o sistema está aqui fazendo um evento cultural, porque em Santa Catarina, cooperar é cultural. E nós queremos que esse refrão surta bastante efeito”, disse o executivo.
As cooperativas que estarão presentes são: Ailos, Auriverde, Aurora Coop, Cegero, Cejama, Ceprag, Ceraçá, Cerbranorte, Cergal, Cergapa, Cergral, Cermoful, Cerpalo, Cersul, Cooper, Cooper A1, Coopera, Cooperalfa, Coopercocal, Cooperitaipu, Cooperja, Cooperativa Juriti, Coopermila, Cooperserra, Coopersulca, Coopervil, Coorsel, Cootravale, Copagro, Coperacel, Copercampos, Copérdia, Cravil, Fecoagro, Frutas de Ouro, Sanjo, Sicoob Alto Vale, Sicoob Credial, Sicoob Crediaraucária, Sicoob Crediauc, Sicoob Credicaru, Sicoob Credija, Sicoob Creditaipu, Sicoob Creditapiranga SC, Sicoob Credivale, Sicoob Maxicrédito, Sicoob Oestecredi e Sicoob Vale do Vinho.