Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Em reunião do Floripa Sustentável, setores público e privado se unem para ampliar prevenção e melhorar o atendimento de Saúde

Com a participação dos principais atores do segmento de Saúde e do prefeito da Capital Topázio Neto, o Floripa Sustentável realizou nesta quarta-feira (26) o seu último Almoço Estratégico de 2025, com o tema ‘O Diagnóstico da Saúde em Florianópolis’. “Em nome das 45 entidades do nosso Movimento, posso afirmar que foram bastante positivos os resultados desse encontro porque o setor público e a iniciativa privada demonstraram com ações e projetos que estão cada vez mais integrados para melhorar mais ainda o segmento de Saúde, que já é uma referência para o Brasil”, afirmou o presidente do Floripa Sustentável, Roberto Costa.

Na abertura do evento, o Floripa Sustentável fez uma homenagem ao arquiteto Michel Mittmann, atual secretário executivo de Projetos Estratégicos da Prefeitura de Florianópolis, que anunciou dias atrás, na apresentação do programa “Floripa 400”, que está deixando a administração municipal para voltar às suas atividades na Arquitetura. Na homenagem, Roberto Costa destacou a importância do trabalho que Michel realizou durante os oito anos em que esteve na Prefeitura – com destaque como um dos condutores do processo público de revisão do Plano Diretor aprovado pela Câmara de Vereadores em abril de 2023.

Participam do painel o secretário municipal de Saúde Almir Gentil, o presidente da Unimed Grande Florianópolis Ademar Paes Junior, o diretor do Hospital SOS Cárdio Luiz Gonzaga Coelho e o diretor-presidente do Grupo Baía Sul Sérgio Marcondes Brincas. A mediação foi conduzida pelo médico Luiz Alberto Silveira. O painel teve também uma apresentação da secretária adjunta de Saúde do Estado, Cristina Pires Pauluci, que traçou um panorama do setor em Santa Catarina.

Na abertura do painel, o médico Luiz Alberto Silveira ressaltou a importância da Saúde no país, onde representa 11% do PIB. O secretário Almir Gentil apresentou o quadro do sistema público da cidade, destacando que em 2025 já foram realizados 4 milhões de atendimentos, com 276 mil ligações atendidas pelo Alô Saúde de janeiro a outubro e 77% das demandas resolvidas de forma remota.

De parte da saúde privada e complementar, Sérgio Brincas, Luiz Gonzaga Coelho e Ademar Paes Júnior reforçaram a necessidade de ampliar a prevenção para desafogar o atendimento nas redes pública e privada, assim como apresentaram programas e ações de integração da medicina privada e saúde pública para que o sistema – de alto custo – seja mais eficiente e tenha melhor qualidade de atendimento da população.

MICHEL MITTMANN

O homenageado do Floripa Sustentável, Michel Mittmann, nascido em Palmitos, oeste de Santa Catarina, é arquiteto graduado em Arquitetura pela UFSC (1996) e mestre em Arquitetura pela PGAU Cidade/UFSC (2007), onde também foi Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo entre 2004 – 2006. Na iniciativa privada, junto ao escritório de arquitetura na qual foi fundador, o Studio Methafora, atuou em projetos de diversas escalas e complexidades, com destaque para o planejamento urbano.
Em sua passagem pela Prefeitura de Florianópolis, iniciada em 2017, Michel Mittmann exerceu funções centrais para o planejamento e o futuro da cidade, atuando como diretor-geral e presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), Secretário Municipal de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU), Secretário Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU) e Secretário Executivo dos Projetos Estratégicos da Cidade (SEPEC).

Fotos: Divulgação FS