Blog do Prisco
Destaques

Em Tóquio, Jorginho Mello apresenta SC a investidores para abrir comércio de carne bovina ao Japão

Fotos: Divulgação / Secom GOVSC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, apresentou nesta quarta-feira, 18, (22h de terça, no horário de Brasília) as potencialidades do Estado a um grupo seleto de investidores e grandes empresas japonesas, durante o SC Day Tóquio, realizado na Embaixada do Brasil no Japão. O encontro reuniu gigantes dos setores de alimentos, tecnologia e energia dos dois países, em uma ação estratégica para reforçar laços comerciais e atrair investimentos para Santa Catarina.

Entre as companhias japonesas presentes estão grupos como Mitsui, Mitsubishi, Sumitomo, Itochu, Marubeni, Yokorei e Nippon, além de representantes das operações japonesas da BRF e da Seara, que já atuam diretamente no mercado local.

“Santa Catarina tem excelência em sanidade animal, com status internacional reconhecido e um parque industrial moderno. Estamos prontos para exportar carne bovina com a mesma qualidade com que já exportamos frango e suíno para mais de 150 países”, destacou o governador Jorginho Mello.

Um dos focos centrais da missão é viabilizar a exportação de carne bovina catarinense para o Japão, um dos mercados mais rigorosos do mundo em termos de exigências sanitárias. Recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF) estiveram em Santa Catarina para auditar o sistema de inspeção sanitária.

Caso haja aprovação, o Japão deverá liberar inicialmente a compra de carne apenas de Estados já reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livres de febre aftosa sem vacinação antes de 2025 — entre eles, Santa Catarina.

A comitiva catarinense, agora, segue para os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura do Japão, com o objetivo de avançar nas negociações técnicas, apresentar o modelo sanitário adotado pelo Estado e dar os primeiros passos para a habilitação de frigoríficos catarinenses ao mercado japonês.

A expectativa da indústria é que, caso a auditoria tenha parecer favorável, a abertura parcial para os cinco Estados livres de vacinação ocorra ainda em 2025.

Posts relacionados

Racha no clã

Redação

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Rede trifásica impulsiona o desenvolvimento de Santa Catarina

Redação