Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Emenda para instituir desvinculação de receitas

O senador Dalirio Beber (PSDB-SC) recebeu em seu gabinete,  o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Marcos Gavazzoni.
Na oportunidade, apresentou sua proposta de emenda à Constituição (PEC 143/2015), que acrescenta os artigos 101 e 102 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir a desvinculação de receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A proposta estabelece que serão desvinculados de órgão, fundo ou despesa, até 2023, 20% da arrecadação dos impostos dos estados e dos municípios, e dos recursos que cabem aos estados e aos municípios na repartição das receitas de impostos da União.
“O objetivo é dar aos estados e municípios tratamento igual a União, que já desfruta da desvinculação de receita do orçamento, há mais de 20 anos. Começou com o Fundo Social de Emergência, que era justamente para permitir que uma parcela da receita da União não estivesse engessada, para que o governo pudesse atender as suas verdadeiras prioridades.
Os estados nunca tiverem esse mecanismo à sua disposição. Acho que crescemos muito, se lá atrás tínhamos dúvidas sobre a competência e a reponsabilidade dos administradores municipais, de fazerem a gestão da receita municipal, hoje não tem mais, já que a própria sociedade cobra, o Ministério Público e os tribunais de contas dos estados. A Câmara Federal deve aprovar a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Quando essa matéria chegar ao Senado, poderemos incluir essa PEC, que trata do mesmo assunto para estados e municípios”, justificou o senador tucano.

A PEC 143 está em tramitação Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ.

Foto: divulgação

Posts relacionados

Deputada Daniela Reinehr destina R$ 4,6 milhões à saúde de 12 municípios catarinenses

Redação

Festival Literário de Santa Catarina será lançado na ALESC, em Florianópolis

Redação

Santa Catarina tem 12 novos procuradores do Estado

Redação
Sair da versão mobile