Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Empresa brasileira cria Inteligência Artificial para guiar ações de governo

Tecnologia desenvolvida no Brasil antecipa em 3 anos o prognóstico de doenças, apresenta soluções para a gestão, e otimiza gastos públicos

Imagine sair de um posto de saúde com a informação de que você é sério candidato a ter diabetes daqui a três anos – mesmo com avaliações que, à primeira vista e pelo olho humano, não indicariam esse quadro. Ao mesmo tempo, seguir para casa em uma rota de deslocamento otimizada, e tendo em mãos o acesso digital a uma lista de hábitos que podem ser incorporados ao seu dia a dia para evitar que isso aconteça. E o mais importante: ter esses atendimentos em infraestrutura planejada com anos de antecedência e já prevendo suas necessidades.

É isso que propõe a Dara, Inteligência Artificial (IA) desenvolvida pela IPM Sistemas, uma GovTech especializada em tecnologia para gestão pública. A IA tem aplicação abrangente nas diferentes áreas da gestão pública e consegue, além de antecipar o prognóstico de doenças como a diabetes, apoiar no planejamento da infraestrutura das cidades e mobilidade urbana, prever a demanda pelo serviço público, e antecipar ocorrências como a evasão escolar. A novidade foi apresentada pela empresa catarinense na semana passada no 38º Congresso Mineiro de Municípios, maior evento municipalista estadual do Brasil, em Belo Horizonte.

A Dara é uma IA proprietária, desenvolvida integralmente no Brasil e para a gestão pública brasileira. A ferramenta cruza milhões de dados em poucos segundos, encontrando padrões que fogem ao olhar humano. Líder de Inteligência Artificial da IPM, Ana Mees (C), formada em Engenharia Biomédica e Eletrônica pela Duke University, diz que na saúde e na educação, a Dara já vem apresentando resultados com confiabilidade superior a 95% em municípios atendidos pela empresa.

“Anos antes de realmente precisar abrir um posto de saúde ou creche em determinado bairro, a Dara já consegue prever isso e definir qual o local ideal para construção, guiando o gestor público. Mesmo em caso de desastres, forçando o fechamento de uma unidade de educação, por exemplo, a Dara consegue rapidamente criar um plano B e ajudar a reorganizar os serviços”, explica Ana.

“Com as projeções da Dara, conseguimos antecipar mudanças e necessidades e apoiar o gestor público nas decisões de investimento, pensando com anos de antecedência e com foco na qualidade de vida da população. Tudo isso com uma IA que aprende e melhora ainda mais com o tempo”, explica Lúcia Mees, Gerente de Tecnologia e Inovação na IPM e também formada em Engenharia pela Duke University.

Desenvolvida com apoio de médicos, professores, engenheiros, e gestores públicos, Dara é baseada em machine learning para planejamento, previsão, e solução de problemas, considerando mais de 1 milhão de parâmetros para um município de médio porte, por exemplo. Ela cruza essas informações em poucos segundos para encontrar padrões e traçar planos de ação mesmo em situações inéditas. A ferramenta não exige a inserção de novos dados, mas permite personalizações de acordo com as necessidades da cidade, e dispensa investimentos adicionais em infraestrutura tecnológica local por estar em nuvem.

Segundo Ana, todos os dados já estão disponíveis e são coletados diariamente nos pontos de contato do município com os cidadãos, como postos de saúde e escolas. “Com um volume intenso de atendimento nos serviços essenciais, por exemplo, não seria possível para uma pessoa identificar e compreender todas as variáveis que influenciam os resultados, e é aí que a Dara muda o jogo”, diz. “A decisão final sempre será do gestor público. Mas ele não vai ter que escolher entre um caminho ou outro às cegas, e vai contar com informações e indicações de que caminho seguir e como, para ter o melhor resultado para a população com o investimento mais eficiente”, completa.

Posts relacionados

Brusque tem novo secretário de Saúde

Redação

Reajuste para servidores da Secretaria da Saúde segue para sanção

Redação

MPSC busca solução consensual com Prefeitura de Chapecó para reduzir contratações temporárias

Redação