Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Empresa do setor agroalimentar confirma investimento de R$ 800 milhões em Santa Catarina

Um dos maiores grupos do setor agroalimentar da Europa confirmou um investimento de R$ 800 milhões para instalar uma nova unidade em Santa Catarina. O anúncio foi feito durante missão internacional na Europa, em reunião com a vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, e a consultora de atração de investimentos da InvestSC, Caroline Canale.
A comitiva do governo catarinense foi recebida pelo CEO do Grupo Vall Companys, Josep Pedrós, o diretor de expansão internacional do grupo, Tomás Blasco, e o diretor de assuntos públicos da instituição, Tomás Rubiato. A reunião de negócio com a vice-governadora aconteceu na noite dessa quinta-feira (19), em Barcelona na Espanha.

A planta será expandida no município de Videira, no Meio-Oeste catarinense através de uma parceria com a Master Agro. As negociações para fomentar a vinda do grupo ao estado vinham sendo conduzidas diretamente pelo governador Jorginho Mello e agora foram oficialmente concluídas, com a definição do local da operação.
“O contato com a empresa ligada ao agronegócio já vinha sendo feito há mais de um ano. O grupo comprou parte das ações dessa empresa brasileira que sinalizou interesse de abrir sua sede na região oeste, que já é referência no nosso agro catarinense. É um orgulho muito grande para Santa Catarina receber mais uma empresa internacional que agora bateu o martelo e terá sua operação no nosso estado. Aqui da Ásia estou comemorando essa conquista anunciada para a nossa vice-governadora em missão na Europa. Estamos trabalhando forte junto a InvestSC para trazer mais empresas internacionais como essa, que queiram investir em Santa Catarina”, disse o governador Jorginho Mello.
A expectativa é de que o novo empreendimento gere centenas de empregos diretos e indiretos, impulsione a cadeia produtiva local e amplie as exportações catarinenses para mercados estratégicos da Ásia, Europa e América. “É mais uma grande conquista para Santa Catarina. A chegada dessa empresa fortalece ainda mais o nosso agro, gera empregos, movimenta a economia regional e amplia nossa presença no mercado internacional. O nosso governador foi o grande articulador desse projeto que de fato foi oficializado essa noite pelos diretores do grupo europeu”, destacou a vice-governadora Marilisa Boehm.

Grupo europeu reforça presença no Brasil

O Grupo Vall Companys responsável pelo investimento em Santa Catarina é referência internacional na produção de suínos, aves e bovinos, com atuação integrada em toda a cadeia de valor agroalimentar, além de segmentos como rações, farinhas, produtos farmacêuticos e nutrição animal. Fundado em 1956, na Espanha, o conglomerado é composto por mais de 50 empresas, emprega mais de 12 mil pessoas e exporta cerca de 30% da sua produção para países como Japão, Coreia do Sul, além de atuar fortemente no mercado europeu e latino-americano.
“Há uns três anos fizemos contato com diferentes empresas referência no setor agro alimentar do Brasil e a empresa Master Agro foi a que a gente mais gostou, pela filosofia de trabalho muito semelhante a nossa. E Santa Catarina nos chamou a atenção e nos mostrou ser um estado super favorável para iniciar nossas atividades internacionais. Tínhamos uma expectativa, mas a realidade que vimos superou tudo que esperávamos. Temos um projeto fantástico para o Brasil e estamos surpreendidos pela capacidade e generosidade da equipe do Governo de Santa Catarina na noite dessa quinta-feira juntamente com a vice-governadora”, destacou o diretor de expansão internacional do Grupo Vall Companys, Tomaz Blasco.

Ampliar a produção para poder exportar.

No Brasil, o grupo vai se instalar em Santa Catarina através de uma parceria recente com participação na empresa Master Agro, reforçando sua presença estratégica no país e completando o processo de internacionalização na América Latina.

A InvestSC vem trabalhando em cooperação com a secretaria da fazenda avaliando os melhores cenários e apoio para que o investimento feito pela Master Agro ocorra da melhora forma possível, já prevendo possíveis expansões na região. Além dos estudos de incentivos fiscais, o Estado vai ajudar na infraestrutura local para que o investimento ocorra da melhor maneira possível e expanda em território catarinense.

Perspectivas

A entrada do grupo espanhol na Master Agro fortalece ainda mais a produção de proteína animal no Brasil, especialmente em Santa Catarina, e projeta uma nova fase de crescimento para ambos os grupos. Com isso, Santa Catarina se consolida como um dos principais destinos para investimentos estrangeiros no setor agroindustrial, aliando tradição, qualidade e inovação na produção de alimentos para o mundo.

Posts relacionados

ADIN sobre Código Ambiental de SC pode comprometer 244 mil empregos, diz FIESC

Redação

Indústria lidera geração de empregos no primeiro semestre em SC, com 42 mil vagas

Redação

Alesc Itinerante chega a Mafra: presidente e deputados da Bancada do Norte abrem as atividades

Redação