Notícias Últimas

Entidades hospitalares promovem encontro regional com parlamentares no Oeste do Estado

Nesta sexta-feira 22 de fevereiro, as entidades hospitalares: Associação e Federação dos Hospitais e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), promoverão um seminário regional em Chapecó com parlamentares que representam a região do Oeste do estado. Além dos deputados estaduais e federais,  o evento contará com a presença de representantes do setor com objetivo de debater temas voltados a gestão dos hospitais. “Como novos parlamentares assumiram os cargos nesta legislatura, precisamos criar um vínculo ainda maior entre eles e os associados das entidades hospitalares, que são responsáveis por 70% do atendimento SUS no estado”, destaca Tércio Kasten, presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina.  “A urgência em encontrarmos saídas para a crise no setor só será possível com a troca de informações e experiências, para que se estabeleça uma cooperação mútua entre gestores hospitalares e parlamentares”, pontua Altamiro Bittencourt, presidente da Associação de Hospitais de Santa Catarina.
As entidades AHESC-FEHOESC-FEHOSC, definiram temas que terão destaque nesta primeira reunião técnica. Entre eles, está a defesa do percentual de até 15% do orçamento do estado para a Saúde, a derrubada do veto do governador em aplicar R$ 180 milhões de reais na rede hospitalar como custeio. As emendas impositivas para hospitais Filantrópicos, além do debate sobre uma nova política de Incentivo Hospitalar também estarão em pauta. “Buscamos ainda nesta reunião técnica, sensibilizar os parlamentares para que a rede de hospitais filantrópicos tenham direito a isenção do ICMS na conta de energia elétrica, bem como seja criada a Nota Fiscal Catarina, aos moldes da nota Paulista que destina recursos para entidades filantrópicas”, afirma Hilário Dalmann, presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos de SC.
Este será o primeiro encontro de 2019, outros estão sendo programados ao longo do ano para as regiões do Meio Oeste, Serra, Sul Norte e Vale do Itajaí.
Sair da versão mobile