O Rotariano Fernando Henrique da Silveira (representante do Rotary Club de Florianópolis na Subcomissão da Pólio Plus e Presidente do Rotary Club no ano rotário 2021 – 2022), com o apoio incondicional da Presidente do Rotary Club de Florianópolis (ano rotário 2025 – 2026), Rotariana Amélia Silveira, buscam informar a população quanto aos objetivos do Rotary Internacional.
O Rotary esta empenhado na Campanha contra a pólio, visto que no próximo dia 24, teremos o “DIA MUNDIAL DA PÓLIO”. Um Dia. Um Foco: Acabar com a Pólio.
O Dia Mundial da Pólio é um momento para os associados do Rotary, defensores da saúde pública e todos que querem um mundo livre da pólio se unirem, reconhecerem nosso progresso na luta para acabar com a pólio e falarem sobre as ações que precisamos tomar para acabar com a pólio de uma vez por todas.
Vale informar que o Rotary Club de Florianópolis, completou recentemente 86 anos de fundação. São 86 anos de tradição, com serviços relevantes para a sociedade, especialmente a carente e que mais precisa.
Durante 8 décadas o Rotary Club de Florianópolis, contou com valorosos companheiros rotarianos, que contribuirão com recursos financeiros e especialmente o que temos de mais valor, o tempo. São horas e horas de voluntariado.
Como sabemos, a poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.
O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary.
O Rotary é uma comunidade internacional que reúne líderes para superar grandes desafios, local e globalmente. A erradicação da pólio constitui uma das iniciativas mais longas e importantes da nossa trajetória.
Junto com parceiros, se ajudou a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais. O Rotary não desistirá até que a poliomielite seja erradicada para sempre.
O Rotary é uma rede global de mais de 1,2 milhão de vizinhos, amigos, líderes e solucionadores de problemas que veem um mundo onde as pessoas se unem e agem para criar mudanças duradouras – em todo o mundo, nas comunidades e em nós mesmos.
Resolver problemas reais exige comprometimento e visão. Há mais de 110 anos, as pessoas em ação do Rotary usam sua paixão, energia e inteligência para realizar projetos sustentáveis. Da alfabetização e paz à água e saúde, estamos sempre trabalhando para melhorar o nosso mundo e permanecem comprometidos até o fim.
Os associados do Rotary acreditam que tem a responsabilidade compartilhada de agir em relação aos problemas mais persistentes do mundo. São mais de 45.000 clubes que trabalham juntos para: Promover a paz, Combater doenças, Fornecer água limpa, saneamento e higiene, Melhorar a saúde materna e infantil, Apoiar a educação, Desenvolver economias locais, Proteja o meio ambiente, etc.
A luta para eliminar a pólio é liderada pela Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), integrada pelo Rotary International, Unicef, Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundação Bill e Melinda Gates, governos mundiais e diversos apoiadores.
O Rotary utiliza as habilidades dos seus associados para aumentar a conscientização sobre a pólio, arrecadar fundos, incentivar os governos a doar e apoiar atividades de erradicação da doença. Mais de um milhão de rotarianos doaram tempo e recursos para acabar com a paralisia infantil.
Entre os embaixadores, diversos famosos: Bill Gates (Copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates e cofundador da Microsoft), Ted Turner (Presidente da Turner Enterprises, fundador da CNN e criador da Fundação das Nações Unidas – parceira do Rotary que já doou US$ 230 milhões à erradicação da pólio, Isabeli Fontana (Modelo brasileira), Ivete Sangalo (Cantora ganhadora do Grammy Latino, compositora e apresentadora de programa de televisão), Alexandre Pato (Jogador de futebol), Ziggy Marley (Cantor e filantropo ganhador do Grammy), Jackie Chan (Mestre de artes marciais, ator, diretor e produtor de filmes, e cantor), etc.
Se não erradicarmos a poliomielite, dentro de 10 anos poderemos ter 200.000 novos casos da doença anualmente no mundo. Apesar da doença ser endêmica em somente 2 países, nenhuma criança estará a salvo se não eliminarmos a paralisia infantil.
A única maneira de acabar com a pólio é juntos.
Conter a poliomielite em apenas dois países é uma conquista tremenda e uma prova do que é possível quando nos unimos. Ajude-nos a chamar a atenção para a poliomielite, defendendo a causa, arrecadando fundos e educando sobre a necessidade de erradicar a doença agora mesmo.
Cada dólar que o Rotary destinar para acabar com a pólio será triplicado graças a um acordo de contrapartida com a Fundação Bill & Melinda Gates (até US$ 50 milhões por ano).
Obtenha maiores informações e doe através do site:
https://www.endpolio.org/