Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Escolas do Legislativo e de Contas trocam experiências sobre educação para a democracia

O 2º Encontro das Escolas do Legislativo e de Contas da Região Sul e o 4º Encontro das Escolas do Legislativo de Santa Catarina terão início nesta quarta-feira (14) com abertura conjunta programada para às 18h30, no Plenarinho Paulo Stuart Wright, na sede da Alesc. Mais de 80 participantes confirmaram presença, com representações de 19 das 37 escolas legislativas de Santa Catarina, de outros municípios do estado, do Rio Grande do Sul, Paraná e até de Roraima.

O objetivo do evento, que se estende até quinta-feira (15) à tarde, é a troca de experiências e apresentações de experiências exitosas na educação legislativa, nesta que é a semana dedicada à valorização das práticas em favor do ensino de valores democráticos, em especial nos meios legislativos.

O encontro é organizado pela Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, que tem como presidente o deputado Mauro De Nadal(MDB) e como diretor Alexandre Lencina Fagundes. O presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Roberto Lamari, estará presente na cerimônia de abertura e participará de painel sobre a “Importância da Educação Legislativa”, quinta-feira às 9 horas. Em seguida, acontecerá uma cerimônia de assinatura de acordo de cooperação entre a Abel e o Ministério da Educação (MEC).

Na abertura, às 19h desta quarta-feira, a professora Daniela Abud Pereira vai falar aos participantes sobre “Sustentabilidade no Poder Legislativo: Perspectivas, desafios e oportunidades na gestão pública em ano de COP-30 no Brasil”.

Casos de sucesso
A quinta-feira terá a maior parte do encontro dedicado à divulgação de casos de sucesso experimentados em escolas do Legislativo e de Contas. Os “cases” serão apresentados pela manhã, a partir de 11 horas, e no período da tarde, a partir de 13h30, cada experiência relatada em 10 minutos.

Entre as escolas que inscreveram suas experiências estão as de Itajaí, Joinville, Penha, Rio Negrinho, da Acamosc (Chapecó e região) e Avevi (Jaraguá do Sul e região), e do Instituto de Contas (Icon/TCE). Cada participante do evento votará em três “cases” que considerar mais representativas do envolvimento com a educação para a democracia. Os três mais votados receberão placas em reconhecimento.