Evento gratuito apresentará oportunidades de negócios em setores estratégicos a empresários, autoridades e representantes da Embaixada da Malásia
O setor produtivo catarinense e o mercado asiático terão uma oportunidade estratégica de aproximação no dia 22 de outubro. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) receberá o Seminário Bilateral de Negócios: Santa Catarina & Malásia, iniciativa que integra a Visita de Promoção Comercial e Insight de Mercado – Programa de Empoderamento 2025. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.
O encontro é promovido em parceria com a Embaixada da Malásia no Brasil e com a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de SC (SAI), e tem como objetivo fortalecer as relações institucionais e empresariais entre os dois países. Serão apresentadas oportunidades de negócios e parcerias nos setores de eletroeletrônicos, tecnologia e inovação, petróleo e gás, energia, saúde, alimentos e bebidas, além de temas relacionados a acesso a mercados e cadeias globais de suprimentos.
“Na Facisc, acreditamos que fortalecer relações internacionais deve ser uma agenda permanente do setor produtivo. Diversificar é garantir resiliência e afirmar que SC pode ser protagonista em um mundo cada vez mais interconectado e competitivo. E a aproximação entre Santa Catarina e a Malásia representa um passo importante”, avalia o presidente da FACISC, Elson Otto.
O evento faz parte de uma programação mais ampla de três dias, que inclui visitas de cortesia e reuniões com autoridades locais, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e representantes da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) e da Invest SC. O objetivo é discutir políticas de investimento, incentivos fiscais e potenciais parcerias público-privadas (PPP) entre Santa Catarina e a Malásia.
“Esta aproximação é mais uma porta que Santa Catarina abre para sua entrada na ASEAN, o bloco que reúne Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã, Filipinas e outros países que somam mais de 600 milhões de consumidores. O governador Jorginho Mello orientou as diretrizes da nossa política internacional para a cooperação e a promoção das nossas vocações produtivas no cenário global. Estamos preparando o estado para este movimento, com a participação ativa e direta de entidades do setor produtivo”, destaca o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.
A Malásia é uma das economias mais dinâmicas do Sudeste Asiático, com destaque nos setores de tecnologia, energia, eletrônicos, óleo e gás e produtos Halal.
A programação principal na FACISC contará com a presença do Cônsul de Comércio do Escritório da Embaixada da Malásia em São Paulo, Amirul Azman Ahmad, que conduzirá a apresentação oficial em inglês (haverá tradução simultânea). O diplomata é responsável por promover o comércio exterior malaio no Brasil, Guiana Francesa, Guiana e Suriname, e traz uma ampla experiência em programas de internacionalização e promoção de exportações na Ásia e América Latina.
Após o seminário, estão previstas reuniões individuais (one-on-one meetings) e visitas técnicas a empresas catarinenses interessadas em estabelecer parcerias comerciais e tecnológicas com o país asiático.
Parcerias e Instituições Envolvidas – O Seminário Bilateral de Negócios conta com o apoio das principais entidades empresariais e de fomento à economia de Santa Catarina, entre elas: FACISC, ACATS, FIESC, ACIF, ADAC e Fecomércio-SC.
Serviço:
O quê: Seminário Bilateral de Negócios: Santa Catarina & Malásia
Quando: 22 de outubro (quarta-feira), das 9h ao meio-dia
Onde: Auditório da FACISC – Rua Visconde de Cairu, 391, 3º andar, Estreito, Florianópolis
Inscrições gratuitas: https://tinyurl.com/seminariobilateral
Programação do Seminário
9h – Recepção dos convidados
9h30 – Abertura e panorama estratégico das relações Brasil–Malásia
10h – Apresentação da Embaixada da Malásia
11h – Debate, perguntas e respostas
11h45- Considerações finais