Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FAESC orienta produtores a conferirem propostas do Sistema CNA para o Plano Safra 2025/2026

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta os produtores rurais catarinenses para que confiram as propostas do Sistema CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) ao Plano Agrícola e Pecuário 2025/2026. O material foi construído em conjunto com as federações estaduais, Sindicatos Rurais, produtores e entidades setoriais, reunidos em encontros realizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Além das propostas prioritárias, o documento possui 8 capítulos: Introdução, Prioridades no Plano Agrícola e Pecuário, Ampliação da Captação de Recursos, Crédito Rural, Agricultura Familiar, Gestão de Riscos da Atividade Agropecuária, Comercialização e Mercado de Capitais.

RELEMBRE COMO FOI A REUNIÃO NO SUL

Santa Catarina sediou a primeira reunião regional, que tratou das demandas da região Sul no mês de março. O encontro ocorreu na sede do Sistema Faesc/Senar, em Florianópolis, e contou com a presença de representantes das federações dos três estados do Sul (PR, RS e SC), Sindicatos Rurais, produtores, associações e entidades setoriais.

As principais reivindicações levantadas pela região incluem a melhoria dos programas de financiamento direcionados aos pequenos e médios produtores, a redução da burocracia nos bancos e dos custos acessórios, além da garantia de recursos para instrumentos de gestão de riscos.

Durante o encontro, produtores e representantes de Sindicatos Rurais do Rio Grande do Sul chamaram atenção para os impactos das enchentes ocorridas em maio do ano passado. Segundo relatos, os esforços de grãos seguem com baixa produtividade e muitos agricultores enfrentam dificuldades de crédito, pois não conseguiram renegociar seus financiamentos.

O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, realçou a importância do debate para ouvir as necessidades e reivindicações dos produtores para garantir o mínimo de segurança do setor para o financiamento anual da produção agropecuária brasileira. Para ele, o seguro rural é uma preocupação de todos os estados da região Sul e deve ser colocado como prioridade para o próximo Plano Safra. “O seguro sem sombra de dúvida é algo que não vai ser resolvido no curto prazo, mas precisamos trabalhar esse tema para garantir a segurança dos produtores”.

Confira o documento PDF em anexo.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Foto – PLANO SAFRA – Faesc sediou a primeira reunião regional do Plano Safra no mês de março. (Foto Silvania Cuochinski).

Posts relacionados

Neivor Canton receberá a comenda máxima da indústria brasileira

Redação

FAESC e CNA promovem palestra virtual sobre “Regularização de Imóveis Rurais na Faixa de Fronteira”

Redação

SC apresenta capacitação de instrutores para a 6ª Edição do programa CNA Jovem

Redação