Blog do Prisco
Destaques

Fecam: conclamação para sair da crise

A Federação Catarinense de Municípios está apelando aos representantes de Santa Catarina no Congresso Nacional, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado e a toda a sociedade, na busca de apoio para o enfrentamento e a busca de soluções para esta que é considerada a maior e mais prolongada crise econômica e financeira da história dos Municípios com reflexos na prestação dos serviços essenciais à população.

Por deliberação do Conselho Político da FECAM, na próxima segunda-feira, dia 2, os prefeitos catarinenses, liderados pela presidente Sisi Blind (foto), prefeita de São Cristóvão do Sul, estarão com o Fórum Parlamentar Catarinense apresentando Manifesto em Defesa dos Municípios Catarinenses e solicitando celeridade na votação de matérias em tramitação no Congresso Nacional com base na Pauta Municipalista nacional e catarinense. A reunião está marcada para às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

O consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Eduardo Stranz, vai apresentar ao Fórum Parlamentar Catarinense a Pauta Municipalista e os prefeitos e dirigentes da FECAM farão a exposição e entrega do Manifesto que, segundo a presidente Sisi Blind, “mais do que um documento contendo análises técnicas sobre a origem e consequências da crise, apresenta à sociedade esta dura realidade”.

Os dados apontam que entre 2013 e 2015 houve queda real acumulada da receita corrente líquida de 3,58% e o aumento das despesas em 4.08%. Os gestores enfrentam, ainda, as incertezas e defasagens nas transferências federais e estaduais.

À tarde, às 13:30h, os prefeitos vão ao Ministério Público na busca de sensibilizar os promotores das comarcas para que considerem o momento vivido pelos Municípios quando das deliberações em atendimento às demandas da sociedade e que envolvam recursos financeiros.

Na sequência, às 17h, o apelo será feito aos conselheiros do Tribunal de Contas para que também considerem os dados apresentados e o encerramento dos mandatos nas análises e julgamentos de contas.

Foto>divulgação

 

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação