Blog do Prisco
Manchete

Fecam e TCE trabalham na orientação de prestação de contas dos municípios

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Joares Ponticelli, foi recebido pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, na manhã da quarta-feira (20).

Dentre as pautas, o pedido de urgência na consulta emitida pela FECAM e protocolado junto ao Tribunal no dia 29 de outubro de 2019 sobre a necessidade de posicionamento urgente do TCE/SC na aplicação dos recursos oriundos da Lei n°12.276/2010 que transfere aos municípios 15% do total dos valores arrecadados com a cessão onerosa inerente a concessão para exploração dos campos do pré-sal.

“Precisamos orientar nossos gestores sobre a forma correta de contabilizar esse recurso. E ainda, deixar claro se há limitações na utilização ou se caberá ao gestor local definir a forma de aplicação, inclusive sobre incidência – ou não – dos índices constitucionais”, afirma Ponticelli.

A previsão é que os recursos devem ser utilizados para investimentos e para pagamento de dívida previdenciária ou criação de reserva financeira para custos previdenciários. A FECAM incentiva o uso de recursos para investimento e ativação da economia. O presidente do Tribunal sinalizou a preocupação e urgência na análises técnicas internas para assegurar a orientação adequada aos gestores municipais e a correta inscrição contábil dos recursos, bem como sua aplicação frente aos regramentos vigentes.

A necessidade na retomada de debates frente ao Plano Nacional de Educação, também esteve em pauta. Para a Federação é preciso unir o TCE, Ministério Público, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado na discussão envolvendo debates que tratam do cumprimento das metas educacionais. A FECAM oferecerá ao TCE proposições neste sentido no início de 2020.

Calendário de orientações técnicas em 2020
Para 2020, o Sistema FECAM e o TCE, através do Instituto de Contas (ICON) atuarão em conjunto em diversas ações. Uma das tarefas já estabelecidas é a realização de sete seminários sobre condutas vedadas em ano eleitoral. Os eventos devem ocorrer no mês de março, em diferentes regiões do estado e contarão com a mobilização da FECAM e da EGEM.

Objetivando a redução de custos, a Federação oficializará também o pedido para que os eventos realizados pela FECAM e TCE, ocorram, sempre que possível em conjunto ou em datas concomitantes. “Precisamos e podemos unir esforços e conectar a realização de eventos de forma a reduzir custos de ambos. Desta forma, além de repassar as instruções sobre encerramento de mandatos e orientações aos novos gestores, conseguirmos ajustar mais alguns eventos planejando com eficiência o deslocamento de técnicos e equipes”, destaca Ponticelli.

Posts relacionados

Fórum da Fecam reúne lideranças nacionais e estaduais para fortalecer a Defesa Civil municipal

Redação

Mobilização da FECAM garante ampla participação em reunião sobre Educação Infantil em Florianópolis

Redação

Comitiva da Assistência Social da FECAM encerra agenda de 48h em Brasília em busca de mais recursos para os municípios catarinenses

Redação