Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FIESC entrega Ordem do Mérito Industrial

Industriais de SC recebem homenagem por suas contribuições ao setor, ao desenvolvimento do estado e à comunidade; quatro sindicatos recebem Ordem do Mérito Sindical

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizou nesta sexta-feira (27), a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina para os empresários: Claudimar Bortolin, diretor da Torfresma Industrial; Gunter Knolseisen, fundador da Automatic Electric; Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield, diretora-presidente do Grupo Ipumirim; Roberto Zagonel, CEO da Zagonel, e Viviane Cecilia Lunelli, presidente da Lunelli. Na ocasião, o presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a comenda máxima da indústria nacional.

“Os industriais catarinenses que selecionamos são merecedores por seu relevante papel no desenvolvimento do estado e também por sua destacada atuação no meio empresarial e na comunidade. Esta é a maior honraria que a FIESC concede ao empresário industrial”, destacou o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar.

A Ordem do Mérito Industrial de SC foi instituída pela FIESC no ano de 2000 para reconhecer personalidades e instituições que atuam na promoção do desenvolvimento da indústria catarinense. São concedidas no máximo cinco distinções por ano. Os nomes são indicados pelas vice-presidências regionais da FIESC e pelos sindicatos industriais e selecionados pelo Conselho da Ordem do Mérito.

Também nesta sexta-feira, a FIESC entregou o Mérito Sindical. A homenagem é conferida aos sindicatos que cooperam para o fortalecimento da representatividade empresarial catarinense e que permanecem filiados à FIESC por um longo período. Em 2025, quatro sindicatos recebem a honraria: Sindicato das Indústrias do Vestuário, Fiação e Tecelagem de Jaraguá do Sul, Sindicato da Indústria de Calçados de Criciúma, Sindicato das Indústrias de Malharias e Meias de Joinville e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Joaçaba.

Confira o perfil dos agraciados:

Imagem
Claudimar

Claudimar Bortolin (Torfresma) – O industrial Claudimar Bortolin é o fundador da Torfresma, em São Miguel do Oeste, em 1993. Em sua trajetória de mais de 30 anos, a empresa passou de uma prestadora de serviços de tornearia, mecânica e manutenção para uma das líderes em máquinas e equipamentos para a indústria da carne e uma das maiores integradoras de robôs industriais das Américas. Nascido em 1973 em Modelo (SC), Claudimar é casado com Janete Camini Bortolin, executiva da empresa, com quem tem duas filhas: Shayanne e Thávynni. Desde o lançamento da primeira cadeira ergonômica para frigoríficos, em 1997, até a aposta na automação industrial em 2009 e o início de operações no exterior, a Torfresma já implantou 1,5 mil linhas de produção para 350 clientes. Hoje, são 500 colaboradores diretos com operações em SC, PR, SP, Estados Unidos e Chile. Bortolin tem ainda uma diversificada carteira de investimentos em setores como imóveis, geração de energia e saúde. Tem destacada participação comunitária na região, é parceiro de ações do Leo Clube, do Lions e da ASR – Casa da Amizade. Também foi presidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas, Oficinas Mecânicas e Serviços de Chapeação e Pintura em Veículos do Extremo Oeste de SC.

Imagem
Gunter

Gunter Knolseisen (Automatic Electric) – O empresário natural de Luzerna (SC) fundou a Automatic Electric em 1983 junto com sua esposa. Nascido em 1949, foi aluno da 1a turma do curso profissionalizante em eletrometalmecânico do SENAI de Lages/SC, em 1963. A empresa, que hoje conta com nove unidades fabris, 350 colaboradores e está presente fisicamente em 16 cidades de SC, PR, RS, MG e SP, é especializada no fornecimento de soluções elétricas industriais. Entre elas, sistemas de automação local e remoto, desenvolvimento e fabricação de placas de circuito impresso, geradores para usinas hidrelétricas com tecnologia 100% própria e nacional, até o fornecimento de soluções turn-key para a indústria em geral assim como a operação remota de usinas hidrelétricas. O industrial foi um dos fundadores do Sindimec – Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Joaçaba, em 1990, onde atuou como presidente por 8 anos. Por 18 anos atuou como diretor do sistema FIESC, e da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC). Entre suas principais ações comunitárias está a criação da Fundação CETEPI – Centro Tecnológico de Produção Industrial e Inovação, fundada em 1999, da qual foi o primeiro presidente. Também exerceu a presidência do Rotary Club de Luzerna e do Círculo Trentino, entre outras atividades.

Imagem
Mirian

Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield (Grupo Ipumirim) – A industrial  Mirian Maria Bonissoni Giombelli Canfield, nasceu em 1963 em Ipumirim (SC). É casada com João Jairo Canfield Filho e mãe de Carolina, Gabriel e Maria Isabel. Iniciou sua trajetória no Grupo Ipumirim em 1986, implementando novos processos de produção que geraram resultados aprimorados para a empresa e em 1989 ingressou no quadro societário. Desde 1998, ocupa o cargo de Diretora Presidente. É engenheira química, formada pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Finanças para Executivos e também em Gestão Empresarial. Além das operações no Brasil, Mirian contribui com o desenvolvimento dos negócios da empresa no exterior, abrangendo Estados Unidos – onde o grupo ingressou em 1994 -, Europa e Ásia. Além de sua vasta experiência na indústria de base florestal, Mirian também colabora com ações em prol da comunidade: foi responsável pela criação do Corpo de Bombeiros Voluntários em Ipumirim, sendo presidente em duas gestões, além outras iniciativas, como a contratação de jovens aprendizes por meio do programa Novos Caminhos. O Grupo Ipumirim utiliza apenas madeira de reflorestamento, acompanhando todo o processo de cultivo e manejo para garantir a sustentabilidade. A empresa conta com 500 colaboradores diretos, em cinco segmentos de negócios: Unidade Florestal, Portas, Kits de Portas Prontas, Molduras e IP Agro – Pellets e maravalha.

Imagem
Roberto

Roberto Zagonel (Zagonel) – O industrial Roberto Zagonel nasceu em Pinhalzinho (SC) em 1966. É o fundador e o CEO da Zagonel, indústria eletroeletrônica que fabrica soluções para aquecimento de água, como duchas e torneiras, além de sistemas de iluminação LED. Criada em 1989 na cidade natal de Roberto, a Zagonel surgiu como uma empresa de serviços de consertos. A virada de chave veio em 1994, com a criação da primeira ducha eletrônica do Brasil. Sob a liderança de Roberto, a Zagonel foi reconhecida por sua competência e capacidade de reinventar soluções para o setor, conquistando diversas premiações ao longo dos anos, entre elas quatro Prêmios Stemmer e o Prêmio Finep na categoria Inventor Inovador. Em 2024, com a aquisição da planta fabril em Aracaju (SE), consolidou-se como vice-líder nacional no mercado de duchas e torneiras. Hoje, a Zagonel ocupa mais de 50 mil m2 de área construída, com plantas fabris em diferentes estados e mais de 1,9 mil colaboradores. Roberto Zagonel também tem participação ativa no SIMEC e na Associação Comercial e Industrial de Pinhalzinho (ACIP), além de uma trajetória de 25 anos no Lions Clube de Pinhalzinho. Outro projeto na área social foi a implantação de uma unidade produtiva dentro da Penitenciária de Chapecó/SC, oferecendo uma oportunidade de aprendizado e reintegração ao mercado de trabalho.

Imagem
Viviane

Viviane Cecília Lunelli (Lunelli) –  A empresária Viviane Cecília Lunelli nasceu em Corupá (SC) em 1974. Desde 1989 atua na Lunelli, empresa do setor têxtil e de confecções, onde iniciou como auxiliar administrativa. Casada Odair Fabiano Bosse, é mãe de Ana Laura Lunelli Bosse. Ao longo dos 36 anos na Lunelli, desempenhou diversas funções, passando por áreas administrativas, comerciais e industriais. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente, sendo uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento estratégico e sustentável da companhia. Viviane é formada em Contabilidade, com Especialização em Contabilidade Gerencial e Controladoria; Gestão de Negócios e Moda. Além de seu papel estratégico na Lunelli, Viviane dedica parte de seu tempo a trabalhos sociais. É membro voluntário da AMA – Associação dos Amigos do Autista de Jaraguá do Sul, membro fundadora do Fundo Dona de Mim – do Grupo Mulheres do Brasil – que incentiva e apoia projetos de empreendedorismo feminino em diversas comunidades do país. A Lunelli conta com mais de 5 mil colaboradores diretos e 2,5 mil indiretos, distribuídos em 14 unidades produtivas localizadas em Santa Catarina, São Paulo, Ceará e no Paraguai.

 

Ordem do Mérito da CNI

Imagem
Neivor

Neivor Canton (Aurora Coop) – natural de Ipumirim, Neivor é graduado em Direito e em Letras Português/Francês, além de ser especialista em direito tributário e em direito administrativo. Ele é uma das principais referências do cooperativismo catarinense e brasileiro, com longa trajetória dedicada ao setor. Hoje lidera o terceiro maior grupo agroindustrial de proteína animal do país e sua gestão tem focado na ampliação da presença global da Aurora Coop. Neivor também foi professor nas disciplinas de contabilidade e estatística e teve passagem pela vida pública, nos cargos de prefeito e vice-prefeito de Ipumirim. Presidiu entidades como a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e a Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (Copérdia). Atualmente, é diretor-presidente da Aurora Coop, vice-presidente para assuntos estratégicos da FIESC, conselheiro diretivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e presidente do Conselho Curador da Fundação Aury Luiz Bodanese.

Posts relacionados

Complexo viário da Antônio Heil é finalizado e transforma a mobilidade em Itajaí

Redação

Na FIESC, programa social forma 160 jovens em cursos profissionalizantes

Redação

Governador participa da maior entrega de escrituras públicas que beneficiam mais de 1,3 mil famílias em Palhoça

Redação