A Federação das Indústrias de SC (FIESC) vê como positiva a construção dos dois túneis no Morro dos Cavalos, anunciada pelo Ministério dos Transportes. A solução de construir duas estruturas era uma demanda antiga da entidade.
Para viabilizar os dois túneis, o Ministério acatou a sugestão, inicialmente enviada pela FIESC à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 4 de outubro de 2024, de incorporar a obra à concessão da Motiva (CCR), concessionária hoje responsável pelo trecho Sul da BR-101.
“A população e a indústria de Santa Catarina finalmente terão uma solução adequada para um problema importante na mobilidade na BR-101, que é um dos principais corredores logísticos do estado. O Morro dos Cavalos é um grande gargalo e as interdições representam um risco econômico e de segurança para os usuários”, destaca Gilberto Seleme.
FIESC propõe incorporar túnel do Morro dos Cavalos a obras da CCR
FIESC reforça proposta de incorporar túnel duplo do Morro dos Cavalos à concessão da CCR
Para a FIESC, a incorporação no trecho Sul traz menor impacto no pedágio, já que o valor da tarifa é inferior ao da BR-101 Norte. Seleme destaca, no entanto, a necessidade de clareza e transparência sobre o impacto da obra no pedágio do trecho Sul da BR-101. Na avaliação da Federação, o túnel duplo é a solução mais adequada considerando a importância estratégica do corredor e o crescimento exponencial do entorno, tanto das cidades quanto da atividade econômica e do fluxo de turismo.
Em reunião com a ANTT no último dia 22, a entidade reiterou seu apoio ao processo de repactuação da BR-101 Norte, mas sugeriu a ampliação do prazo da nova concessão, o que permitiria a inclusão de obras que efetivamente possam aumentar a eficiência e a segurança do corredor litorâneo no longo prazo, sem grande impacto nas tarifas do pedágio.
Trecho Norte da BR-101 demanda muitas obras para melhorar segurança e fluidez.(Foto: Arteris Litoral Sul)






