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FIQUE LIGADO: É cada vez maior o número de vítimas de golpes, aplicados por telefones celulares

Arnaldo Ferreira dos Santos
Perito Criminal
www.afsconsultoria.com.br

Já acostumados à facilidade de comprar produtos, acessar o banco e contratar serviços sem contato pessoal, muitos acabam baixando a guarda e facilitando a vida dos golpistas. O hábito do consumo virtual, a ingenuidade e até a ganância deixam consumidores mais vulneráveis.

As pessoas precisam se conscientizar, que não pode passar, dados pessoais por telefone ou e-mail. Fazer qualquer tipo de contato de negocio à distância, acaba se tornando um risco.

Um dos problemas nesses casos é que a repressão, a esse tipo de crime, ainda não está organizada. As iniciativas das autoridades, para combater falcatruas com uso de celular, estão dispersas.

Ao contrário dos golpes virtuais, que levaram à criação de unidades policiais especializadas, os delitos envolvendo telefones, ainda são investigados ao sabor dos acontecimentos. Por vezes, é uma equipe de delegacia de bairro, que rastreia o golpe, em outras, são agentes especializados em defraudações. Nos casos de extorsão, o delito é checado pelos policiais, que combatem roubos.

Mantenha sua desconfiança aguçada, ao atender uma ligação, feita por um suposto funcionário de uma operadora de telefonia, que oferece descontos no seu plano mensal, desconfie, solicite um número de telefone a ele, e vai descobrir que era de um telefone clonado. Com isso você consegue evitar, que um golpista, obtenha seus dados pessoais.

Registrar a queixa é fundamental, só assim é possível mapear as quadrilhas, já que costumam migrar de Estado e de cidade para dificultar a ação policial.

O CNJ – Conselho Nacional de Justiça recomenda a libertação de presos para evitar a disseminação do Coronavirus (COVID-19). Já o Ministério da Justiça estima que 30 mil presos, deixarão a cadeia em função da pandemia.

O crime de estelionato está disposto no artigo 171 do Código Penal e é imputado àquele que busca obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artificio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.

Considerando que no Brasil a pena para o estelionato, é branda, e nesse universo de detentos soltos, grande parte,  são estelionatários,  é de se esperar, que o número de ações

de estelionato e outros ilícitos, passe a ser uma segunda epidemia, com a qual o comércio, lojista e o cidadão comum,  passe a ter mais uma grande dor de cabeça, não bastasse o problema de saúde e econômico.

Outro fato, igualmente preocupante é que no exato momento, em que o Brasil, desenvolve ações sociais para população menos favorecida, que requer, para muitos, estar inscrito no

CAD-ÚNICO(cadastro único), e uma grande parcela  da população, não está, e  sequer tem acesso à tecnologia precisando de ajuda de terceiros, é ai que mora o perigo!!!

Reconhecidamente, o celular tem sido, uma ferramenta de extrema importância em todas as horas, assim como a Internet, são portas de entrada cada vez mais frequentes para os mais diversos tipos de fraudes. Sendo que o telefone celular também, pode ser uma arma para o ilícito.

O país vive hoje, uma segunda epidemia, os golpes por telefone.

São extorsões, estelionato e até sequestros, envolvendo aparelhos celulares, entre outros delitos cuja as ocorrências, crescem de forma ainda não dimensionada, mas que acompanha o aumento do mercado da tecnologia. Razões das recomendações, de cuidados no seu uso correto e seguro.

Só em Santa Catarina a SAP – (Secretaria de estado da Administração Prisional e Socioeducativa), estima a liberação de 1.077 detentos.

Clonagem do seu WhatsApp.

O golpista tem acesso ao número de seu Telefone Celular, isso é fácil, e as formas são as mais diversas e tentam instalar o teu WhatsApp em outro aparelho.

Porém para que ele possa fazer isso, precisa de um código de verificação que vem para o titular do aparelho, através do SMS ou próprio WhatsApp.

D a mesma forma, você poderá receber uma ligação, onde na tela, aparece o seu próprio número. Desconfie e tenha a certeza, que é golpe.

Como agem: enviam uma mensagem para você, supostamente sendo um profissional da área da saúde (em função da Pandemia), um Médico, Enfermeira ou Assistente Social, se identificam como alguém que cometeu um equívoco e enviou para você um código ou mensagem por engano,  e que , por favor, você possa lhe informar e ou devolver a mensagem/código.

Caso você faça isso, Pronto !!!  Prepare-se -se para dores de cabeça.

Ligações falsas

Identificando-se como funcionários de bancos, empresas de cartões de crédito e operadoras de telefonia, fraudadores convencem os consumidores a fornecer dados pessoais como RG, CPF, número do cartão de credito ou número serial do aparelho celular. Com isso, passam a fazer uso dos dados para comprar e habilitar linhas telefônicas.

Roubo e extorsão

Depois de furtar o celular, ladrões passam a ligar para a vítima, na tentativa de convencê-la a comprar de volta o aparelho. Caso se recuse, a vítima passa a sofrer ameaças.

Outro caso de extorsão, é o praticado por presos que exigem a compra de cartões pré-pagos e o repasse dos números para a quadrilha. Caso se negue a fazê-lo, a vítima e sua família são ameaçadas.

Falsas premiações

Da mesma forma também, passando-se por, funcionários de operadoras de telefone, golpistas convencem usuários de celular a comprar cartões pré-pagos e repassar a eles os números para habilitar os créditos. Para convencer a vítima, afirmam que os usuários foram premiados pela operadora, mas que, para receber o prêmio, é preciso adquirir determinada cota de cartões.

Dicas para se proteger dos golpes 

Desconfie de grandes ofertas, promoções, vantagens excessivas e empréstimos fáceis oferecidos por telefone – ou anúncio na mídia, na qual a única forma de conta com a empresa, seja um telefone. Antes de fechar um negócio ou aceitar uma oferta, certifique-se de que está realmente sendo feita por determinada empresa.

As empresas de telefonia alertam para o uso indevido de seus nomes e recomenda aos clientes que não acreditem em promoções, que não estejam sendo divulgadas na mídia, por exemplo, e das quais o consumidor tome conhecimento, apenas pelo telefone.

Em nenhum caso forneça seus dados pessoais por telefone. Se for o caso, opte por ligar você mesmo para a operadora, banco ou financeira – nos números que está acostumado a usar.

Não execute comandos no seu celular, a pedido de interlocutores, que se identifiquem como funcionários da operadora. Ao mudar a programação de seu celular, conforme solicitado, o cliente pode estar habilitando a linha para que outra pessoa, a use.

Em caso de perda ou roubo, comunique imediatamente a operadora. Ela bloqueará o aparelho, impedindo que ligações indevidas sejam feitas por estranhos. Em caso de roubo, recomenda-se também registrar o fato junto às autoridades competentes, além de observar os procedimentos de cada operadora.

 

  1. Cuidado para não deixar à vista em locais públicos, como mesas e balcões de bares e boates, comércio, clubes, táxis, etc.
  2. Usar somente redes autorizadas, para manutenção.
  3. Quando estiver fora da sua área de serviço, configurar o aparelho usando preferencialmente operadoras com a mesma tecnologia.
  4. Evite que desconhecidos façam uso do seu telefone.
  5. Fazer revisão mensal das chamadas de cobrança, para verificar possíveis chamadas não efetuadas.
  6. Evite a compra de aparelhos usados.
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