Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Natalino Lázare:”Fizemos a nossa parte”

O deputado estadual Natalino Lázare (PR) enalteceu, na tarde desta quarta-feira (3), o fim da greve dos professores em Santa Catarina. Ele afirmou que os deputados fizeram a sua parte e que foi possível, através do seu gabinete, dar uma significativa contribuição para que as negociações fossem retomadas e as aulas voltassem a ser ministradas em todo o Estado.

natalino fim da greve

ANÁLISE CRITERIOSA

Isso porque o deputado constituiu uma equipe técnica de professores que fez uma análise criteriosa da nova proposta da Secretaria da Educação de aumento aos professores, assim como o novo plano de cargos e salários. Através deste estudo, foram levados até a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa dados importantes sobre a proposta, documento que serviu de base para várias rodadas de discussão entre os deputados, governo e o movimento grevista. Além disso, os técnicos da Secretaria de Educação e esta equipe de professores também estiveram reunidos para buscar saídas em alguns pontos considerados polêmicos e que tiveram avanço no decorrer do último mês.

A suspensão da greve aconteceu nesta quarta-feira (3), em Chapecó, quando os professores decidiram finalizar a paralisação iniciada em 24 de março. Conforme a direção do Sindicato dos Trabalhadores na Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), a categoria decidiu aceitar a proposta formalizada em documento entregue na última segunda-feira (1) pelo governo.

Os professores, que até então mantinham as atividades paralisadas, deverão voltar às salas de aula na próxima segunda-feira (8). Entretanto, de acordo com o Sinte/SC, a greve pode ser retomada se os itens propostos pelo governo não forem concretizados. Na segunda-feira também deverá ocorrer mais uma rodada de negociações entre o sindicato e o Governo do Estado.

Natalino avalia que o encaminhamento para o fim da greve aconteceu, em último momento, na última segunda-feira, quando participou de uma reunião com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, para tratar do cenário. O encontro, que terminou no fim da tarde, contribuiu para o avanço nas negociações, quando foram elencadas condições para que as aulas fossem retomadas através de um acordo entre os legisladores e o governo de que o parlamento seria um avalista do acordo firmado com o Sinte. Assim, ele acredita que o debate em torno das demandas da categoria deve ter seqüência, com atenção especial aos pleitos dos professores e da disponibilidade financeira do governo.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Reforma na Barragem Sul de Ituporanga entra na etapa final com teste da última comporta

Redação

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação