Capital catarinense é a primeira cidade fora de Portugal integrante da cooperação
A Prefeitura de Florianópolis oficializou sua entrada na rede Cidades pelo Clima, iniciativa que busca soluções para diminuir os impactos de mudanças climáticas. Mediante assinatura, a Capital catarinense se consagra como primeira cidade fora de Portugal na cooperação, que inclui 20 municípios lusitanos trabalhando pela neutralização da emissão de gás carbono nos próximos anos. A iniciativa está em alinhamento com a Missão Europeia “100 cidades climaticamente neutras e inteligentes até 2030, por e para os cidadãos”
O objetivo é fazer de Florianópolis o primeiro município brasileiro climaticamente neutro e inteligente, com a implementação de projetos nas áreas de eficiência energética das edificações e na mobilidade, além de melhor administração de resíduos sólidos. A capital catarinense se firma como entidade observadora, conquistando acesso direto a ferramentas digitais desenhadas para apoiar políticas públicas de sustentabilidade, e participação em grupos técnicos com as cidades portuguesas parte da rede. O apoio será oferecido pela Universidade de Lisboa, através do Instituto Técnico Superior.
“Participando desses esforços a nível internacional para buscar a neutralidade climática, Florianópolis tem a oportunidade de ser mundialmente reconhecida como cidade sustentável, adaptada às mudanças climáticas e de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A pretensão da Prefeitura é focar em práticas para reduzir ilhas de calor e realizar impermeabilização do solo, participando dos grupos de trabalho sobre remoção de carbono”, explica Cibele Assmann, Gerente de Inovação da Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano.