Iniciativa garante mais transparência, fortalece a gestão pública e amplia o controle social
A Prefeitura de Florianópolis, através da Controladoria-Geral do Município, alcançou, nesta quinta-feira, 18, um marco inédito: 100% dos contratos de obras e serviços de engenharia estão disponíveis no sistema CIGA-Obras, plataforma digital implantada em 2025 para modernizar a gestão municipal.
O sistema permite o acompanhamento completo das obras públicas, desde a licitação até a entrega, oferecendo mais agilidade, eficiência e transparência. Com a consolidação da ferramenta, já é possível observar uma expressiva redução nos riscos de irregularidades, uma vez que todas as informações ficam organizadas e acessíveis ao cidadão.
Outra inovação é a obrigatoriedade de inclusão de QR Codes nas placas informativas das obras. Ao escaneá-los, qualquer pessoa será direcionada automaticamente para o Portal da Transparência do Município, onde poderá acessar todos os dados da obra em questão. A medida integra o programa “Olho na Obra”, que reforça o controle social e a participação ativa da população na fiscalização.
“O CIGA-Obras se tornou imprescindível na gestão de Florianópolis, porque concentra em um único sistema todas as informações das obras, desde a licitação até a entrega. Colocar 100% dos contratos na plataforma é um avanço significativo para a transparência e para a boa gestão dos recursos públicos”, destaca o Controlador-Geral do Município, Carlos Alberto de Araújo.
Além de centralizar as informações, o sistema também possibilita o acompanhamento de licitações, contratos, termos aditivos e do andamento físico-financeiro das obras em tempo real. Para assegurar o uso pleno da plataforma, a Prefeitura tem investido em capacitações contínuas de seus servidores.
“As capacitações são fundamentais para que os servidores dominem o sistema. Esse conhecimento garante uma gestão mais eficiente, que reduz falhas e facilita o acompanhamento pela própria população. Fora da Prefeitura, é uma mudança que fortalece o controle social, empodera o cidadão e garante que a gestão das obras públicas seja acompanhada de perto por todos”, complementa o Chefe de Departamento de Auditoria na Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Pereira.