Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Florianópolis é a 7ª cidade mais inteligente do Brasil

Ranking das Smart Cities premia educação, tecnologia e empreendedorismo

O secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis, Marcelo José de Melo, representou o prefeito Cesar Souza Junior na cerimônia de premiação do ranking Connected Smart Cities, na noite desta quarta-feira (8), no Rio de Janeiro. A Capital foi mais vez destaque entre as cidades inteligentes, alcançando o sétimo lugar – no ano passado, foi a oitava – entre os 700 municípios analisados. Além disso, arrebanhou outros seis prêmios.

“No ano passado, quando Florianópolis foi agraciada com a oitava colocação no ranking geral, enaltecemos a importância das boas práticas sustentáveis e dos referenciais dessas boas práticas, o que nos possibilitaria espelharmo-nos nelas para procurar cada vez mais soluções inteligentes em busca de nosso crescimento. Pois bem: subimos um degrau no pódio este ano, e festejamos a sétima posição no ranking geral, certamente porque filtramos as referências e fizemos o melhor uso delas.  Por sua natureza empreendedora, com espaço sempre aberto a inovações, cremos que Florianópolis há de galgar ainda novos patamares”, disse o prefeito, ao saber da premiação.

Em cenário que cotejou os municípios da Região Sul, a cidade chegou ainda em primeiro lugar em Tecnologia e Inovação, em Educação, em Empreendedorismo e em Economia. No ranking das cidades com mais de 500 mil habitantes, Florianópolis é a primeira em Tecnologia e Inovação e em Empreendedorismo.

Ranking

O ranking é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, levando em consideração inteligência, conexão e sustentabilidade, sendo composto por indicadores dos nove principais setores (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, tecnologia e inovação) e mais dois setores considerados transversais (economia e governança).

Foram analisadas mais de 700 cidades, com o objetivo de definir as que têm o maior potencial de desenvolvimento do Brasil, sendo dividido em três resultados: geral, por faixa populacional e por segmento. Em 2015, Florianópolis foi a oitava cidade mais inteligente do Brasil, sendo brindada também com o primeiro lugar em educação e o segundo em saúde.

”Para nós, tão importante quanto subir no ranking geral, é manter a excelência em educação, obtida graças ao bom uso de tecnologias dentro e fora de sala de aula, potencializando as ferramentas para a construção de aulas mais criativas e de conhecimento, além da inovação em processos de gestão. Não por acaso, temos o melhor ensino básico do Brasil, na avaliação do MEC”, assinalou Cesar Souza Junior.

Foto: Divulgação

Posts relacionados

Projeto de Lei que amplia liberdade econômica em Santa Catarina vai facilitar abertura de empresas no Estado

Redação

Governo de Santa Catarina lança edital para construção da Barragem de Botuverá

Redação

Esquerdopata enxovalha SC; deputado devolve na moleira

Redação