Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Florianópolis é eleita para a vice-coordenação da Sub-rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO da Gastronomia

Reconhecimento posiciona a cidade em papel de liderança dentro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO. Após dois anos na vice-coordenação, Florianópolis será a coordenadora da Sub-rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO da Gastronomia em 2028-2029. A FloripAmanhã é responsável pela coordenação geral do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

A eleição de Florianópolis para exercer a vice-coordenação da Sub-rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO da Gastronomia foi oficializada por meio de comunicado assinado pelo ponto focal da Cidade Criativa de Bérgamo, na Itália, atual coordenadora da sub-rede, Claudio Cecchinelli. A confirmação ocorreu nesta quarta-feira, 17 de dezembro.

A capital catarinense foi escolhida a partir de votação entre as 56 cidades integrantes da Sub-rede Mundial de Gastronomia para assumir a vice-coordenação pelo período de dois anos, a partir de 2026, e, posteriormente, a coordenação plena por mais dois anos. O processo contou com ampla participação das cidades da Rede, refletindo o engajamento internacional e a confiança na capacidade de articulação de Florianópolis.

“Florianópolis ser eleita para essa posição representa uma oportunidade concreta de troca e crescimento, além de um reconhecimento importante para a cidade”, avalia a coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, Anita Pires. “A eleição amplia a visibilidade internacional, fortalece o intercâmbio cultural e cria novas possibilidades de parcerias, negócios e desenvolvimento de projetos inovadores”, acrescenta Anita, diretora eleita de Economia Criativa da gestão 2026–2027 da FloripAmanhã.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Juliano Richter Pires, assumir a vice-coordenação dessa sub-rede da UNESCO é um passo importante para Florianópolis no cenário internacional. “A cidade passa a ocupar um espaço de articulação e cooperação que dialoga diretamente com o desenvolvimento econômico, a inovação e a valorização dos ativos culturais, alinhando ações locais a uma agenda global”, afirma Pires.
Gastronomia como vetor de desenvolvimento sustentável

A eleição reconhece a trajetória de Florianópolis no fortalecimento da economia criativa, no intercâmbio internacional e na promoção da gastronomia como ativo cultural, social e econômico. A cidade integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO desde 2014 e se destaca pela construção de uma governança baseada na articulação entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada.

Para o diretor adjunto de Economia Criativa eleito da FloripAmanhã e integrante da Equipe Focal do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, Marcus Rocha, a escolha reflete um trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos anos. “Florianópolis foi eleita entre todas as Cidades Criativas da Gastronomia do mundo para ocupar essa posição. Isso evidencia o trabalho da cidade realizado na economia criativa e o papel da governança construída, com forte participação da sociedade civil, da FloripAmanhã, da Prefeitura de Florianópolis e de outros atores na promoção do desenvolvimento sustentável a partir dos ativos culturais”, comenta. “É uma honra e uma grande responsabilidade, que tende a ampliar ainda mais a presença internacional da cidade”, completa.

A coordenação da Sub-rede Mundial de Cidades Criativas da Gastronomia envolve a articulação entre cidades de diferentes países, a promoção de intercâmbios técnicos e culturais, o compartilhamento de boas práticas e o fortalecimento da gastronomia como vetor de desenvolvimento sustentável. A função amplia a presença internacional de Florianópolis e reforça o protagonismo da cidade nos debates da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO.

A FloripAmanhã, que liderou o processo de candidatura de Florianópolis ao título de Cidade Criativa da Gastronomia da UNESCO e coordena o programa desde sua implantação, atua como articuladora da governança local e segue contribuindo para consolidar a posição da cidade no cenário internacional, promovendo cooperação, planejamento e visão de longo prazo para o desenvolvimento de Florianópolis.

Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia:

Prefeitura de Florianópolis (PMF)
Associação FloripAmanhã (coordenação)
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis (CDL Florianópolis)
Destino Floripa e Região
Fundação Franklin Cascaes
Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
JCI Florianópolis – Organização Local da Junior Chamber International
Secretaria de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (SINOVA UFSC)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac-SC)
Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC-SC)
Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS)