Com boa avaliação em Inovação e Capital Humano, todas as capitais da região Sul ficaram no top-5 nacional do levantamento
Pela terceira vez consecutiva, Florianópolis-SC está em primeiro lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Gove e a Seall. Com bom desempenho nos pilares Inovação e Dinamismo Econômico e Capital Humano, as três as capitais da região Sul ficaram no top-5 do levantamento nacional: Porto Alegre-RS ficou na quarta posição e Curitiba-PR em quinto.
Todos os resultados do desempenho dos 418 municípios avaliados serão apresentados no evento de lançamento do ranking, no dia 27 de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Confira a íntegra do levantamento.
A capital de Santa Catarina destacou-se, principalmente, em quatro pilares mensurados pelo ranking: Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Qualidade da Saúde. Na comparação com os dados do ano passado, o município praticamente não mudou suas posições nestas áreas, seguindo na liderança na primeira, em 8º lugar na segunda e em 11º na terceira.
“Um município é competitivo quando suas políticas públicas transformam a vida das pessoas. O ranking revela, com base em dados públicos, quais cidades mais avançam em economia, gestão, segurança, saúde, saneamento, meio ambiente, inovação e telecomunicações. É uma plataforma importante para os prefeitos saberem o que funciona e o que precisa melhorar”, afirmou o diretor presidente do CLP, Tadeu Barros.
Desde a primeira edição, Florianópolis se mantém no top-5 em Inovação e Dinamismo Econômico. Neste ano, os indicadores responsáveis pelo bom desempenho neste pilar são recursos para pesquisa e desenvolvimento científico, empregos no setor criativo e crédito per capita.
Porto Alegre é o segundo colocado regional e o quarto no ranking geral. O município foi bem avaliado em Capital Humano – principalmente na taxa bruta de matrícula do ensino médio e do ensino profissionalizante -, Funcionamento da Máquina Pública, impulsionado por tempo para abertura de empresas, e Inovação e Dinamismo Econômico com destaque para crédito per capita.
Já Curitiba está em terceiro lugar no ranking regional e em quinto na lista geral. Ao avaliar os pilares, nota-se que performou bem em Funcionamento da Máquina Pública (principalmente em tempo para abertura de empresas), Capital Humano (por conta de qualificação dos trabalhadores em emprego formal), Inovação e Dinamismo Econômico (com destaque para complexidade econômica).
Os municípios que mais subiram posições foram São José dos Pinhais-PR (está em 56º, subiu 64), Pelotas-RS (está em 141º, subiu 57) e São Leopoldo-RS (está em 96º, subiu 37). Já os que mais caíram posições foram Bento Gonçalves-RS (está em 240º, caiu 174), Sarandi-PR (está em 381º, caiu 142) e Paranaguá-PR (está em 254º, caiu 123).
De modo geral, a região Sul destacou-se em Capital Humano. Três municípios estão no top-5 neste pilar: Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Paranavaí-PR e Curitiba-PR. As cidades mais bem colocadas da região em funcionamento da Máquina Pública são Londrina-PR, Porto Alegre-RS, Curitiba-PR, Caxias do Sul-RS e Maringá-PR.
No ranking nacional, Vitória-ES está em segundo lugar e São Paulo-SP está na terceira posição.
Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios
O Ranking de Competitividade dos Municípios do CLP está em sua sexta edição. Ele apresenta os resultados detalhados dos municípios do país com mais de 80 mil habitantes. O levantamento se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Nesta sexta edição do ranking, foi utilizada para recorte populacional dos municípios a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024. Considerando isto, nesta edição 14 cidades passaram a compor levantamento, somando 418 municípios no total: Alfenas-MG, Arcoverde-PE, Barbalha-CE, Belo Jardim-PE, Biguaçu-SC, Canaã dos Carajás-PA, Carpina-PE, Ceará-Mirim-RN, Cianorte-PR, Eusébio-CE, Itapema-SC, Matão-SP, São Roque-SP e Três Rios-RJ.
Sobre o CLP
O CLP é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 16 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.