Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Floripa Airport celebra voo inaugural da nova rota internacional Florianópolis – Lima

O Floripa Airport acaba de dar mais um passo na sua internacionalização.  Aconteceu hoje (03/12) o voo inaugural entre Florianópolis-Lima, operado pela LATAM Airlines. A nova rota terá três frequências semanais e promete fortalecer o turismo e os negócios entre Santa Catarina e o Peru, além de oferecer conexões com América do Norte e Caribe.

A aeronave pousou às 06h14 e foi recebida no pátio com sirenes e luzes pelos bombeiros do aeródromo. Os passageiros vindos de Lima foram recepcionados com kits de boas-vindas oferecidos pela Secretaria de Turismo de Santa Catarina, marcando o início dessa nova ligação entre os destinos.

“A chegada da rota entre Florianópolis e Lima amplia as opções internacionais para os catarinenses e fortalece a integração com a América Latina, consolidando nosso aeroporto como um hub estratégico para turismo e negócios”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

Detalhes da operação

  • Frequência: 3 vezes por semana

Saídas de Lima: terças, sextas e domingos às 23h40 (hora local)

Saídas de Florianópolis: segundas, quartas e sábados às 7h10 (hora local)

  • Tempo médio de voo: 5 horas
  • Redução de tempo: até 3 horas em relação a viagens com conexão via Guarulhos

“A inauguração do voo Florianópolis–Lima é a concretização de um trabalho intenso do Governo de Santa Catarina para internacionalizar o estado. Esta rota é essencial para o nosso plano de atração de turistas, que demonstram grande interesse em nossa diversidade. Com mais conectividade aérea, garantimos que o turismo se mantenha como motor de desenvolvimento econômico em todas as nossas quatro estações”, complementa Catiane Seif, Secretária de Turismo de Santa Catarina.

O Floripa Airport é atualmente o terceiro aeroporto do Brasil em movimentação de passageiros internacionais, tendo ultrapassado a marca de 1 milhão de passageiros em 2025.Para a temporada de verão, o mercado internacional será destaque, representando 38% do total de passageiros entre dezembro de 2025 e março de 2026 — um crescimento de 19% em relação à temporada anterior. Serão 12 rotas conectando Santa Catarina a países da América do Sul, Caribe e Europa.