Blog do Prisco
Destaques

Floripa Sustentável pede informações à Casan e cobra apuração sobre vazamento

O Movimento Floripa Sustentável encaminhou ofício à direção da Casan, nesta quinta-feira (28), com pedido detalhado de informações sobre o vazamento da Estação de Tratamento de Esgoto da Lagoa da Conceição, ocorrido no dia 25. Entre outras coisas, questiona a rotina de fiscalização, a segurança da barragem, a ciência de alerta sobre os riscos, a qualidade dos efluentes tratados, além de medidas para evitar novos vazamentos e como pretende dimensionar e recuperar os danos já causados.

O movimento, que congrega 44 entidades representativas da sociedade civil, manifestou total apoio às ações do Ministério Público, Instituto de Meio Ambiente (IMA), Agência de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos de SC (Aresc), Floram e outros órgãos, no sentido de uma efetiva apuração e responsabilização da Casan.

Uma grande preocupação é a constatação de que tais efluentes, ainda que tratados, apresentam contaminação com esgoto doméstico e sanitário. Em análise realizada em junho de 2020, a própria Aresc constatou irregularidades. “Confirmadas as irregularidades, precisa haver punição exemplar. Se a companhia já tinha sido alertada oficialmente pela Aresc e pela própria população local para tomar providências, então a maior tragédia ambiental já vivida pela cidade não foi um acidente”, alerta Zena Becker, presidente do Floripa Sustentável.

A campanha da ACIF para o socorro às pessoas que ficaram desabrigadas ou tiveram casas e lojas inundadas recebeu o apoio do Floripa Sustentável. Zena Becker também sugeriu que as entidades do trade turístico “se posicionem diante da desfiguração de um dos mais belos cartões postais do Brasil”.

foto>divulgação

Posts relacionados

SCGÁS e CASAN firmam termo para reforçar segurança em obras

Redação

GAECO deflagra nova fase para apreender veículos que serão destinados às forças de segurança

Redação

Prefeita Juliana Pavan reforça regras de segurança e circulação para patinetes e demais autopropelidos em Balneário Camboriú

Redação