Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Fórum Real Estate: como a eficiência e o bem-estar estão levando inovação aos escritórios 

1f0b1de8 3b4c 4601 b6e5 59a27e588e5e

Evento em Florianópolis reuniu líderes do setor para discutir soluções de alto desempenho em edifícios corporativos

Florianópolis foi palco do Fórum Real Estate – Espaços Corporativos Inovadores, promovido pelo WTC em parceria com a Petinelli, empresa de engenharia líder no Brasil em desempenho e bem-estar em edificações, na sede da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados. Reunindo empresários, investidores e gestores do setor, o encontro destacou como projetos corporativos que colocam a experiência do usuário em primeiro lugar podem ampliar a produtividade, valorizar talentos e gerar um diferencial estratégico.

 

O painel apresentou três cases que são referência no mercado de green buldings e gestão de facilities: a sede da AltoQi no centro de Florianópolis, primeiro retrofit LEED Platinum da capital catarinense; o XAP Tower, projeto corporativo de alto padrão em Chapecó, que busca o primeiro selo LEED do Oeste catarinense; e a sede da DuPont Brasil em Barueri, considerada a mais eficiente da multinacional no mundo e que de origem a um programa global da companhia em busca de melhoria de performance de seus prédios.

 

“Edifício eficiente não é apenas economia de energia: é desempenho medido, conforto validado e operação calibrada ao longo do tempo. Projetos com LEED Zero e WELL combinam engenharia, comissionamento e dados operacionais para sustentar produtividade e reduzir o custo total de ocupação”, destacou Guido Petinelli, CEO da Petinelli, empresa líder do setor responsável pela consultoria de engenharia dos projetos apresentados.

 

O Fórum Real Estate reforçou que a combinação de eficiência, bem-estar e engenharia de alto desempenho já é realidade para empresas que querem atrair talentos, reduzir custos e manter competitividade. “O mercado de real estate está se transformando rapidamente e é fundamental conhecer os projetos inovadores, os novos métodos construtivos e as tecnologias aplicadas. Isso ajuda líderes a tomar decisões mais estratégicas”, argumenta, Daniella Abreu, CEO do WTC Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Brasília, Sinop e Balneário Camboriú

 

DuPont Brasil: performance que inspirou a matriz

 

Steven Nazario, executivo com mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário, apresentou o case da sede da DuPont Brasil, projeto que foi certificado com o selo LEED Gold – e que, com a consultoria da Petinelli, foi concluído com redução no custo final da obra (2%) e nos custos operacionais (10%).

“Não era uma busca por certificação, mas por engenharia aplicada que gerasse valor. Mostramos que dá para ter um prédio bonito, eficiente e com custo competitivo. Esse case foi levado para os EUA e hoje inspira outros projetos da companhia no mundo”, explicou.

 

Nazario destacou que a performance técnica é cada vez mais decisiva para investidores e fundos imobiliários. “Para quem investe, faz muito sentido ter prédios com engenharia embarcada, porque isso preserva o valor do ativo e melhora o retorno.”

 

 

 

XAP Tower: um marco para o Oeste catarinense

 

O painel começou com André João Telöcken, CEO da Messtechnik, que apresentou o XAP Tower, um projeto pioneiro em Chapecó com 27 andares e quatro subsolos. Telöcken destacou o papel do associativismo no desenvolvimento do empreendimento, incorporado por outros quatro empresários de setores diferentes que se uniram para criar algo que elevasse o patamar dos negócios na região.

 

“Queríamos um prédio que, daqui a 20 anos, continuasse em evidência na cidade. O desafio foi cultural: conscientizar equipe e comunidade sobre o valor de fazer bem feito, com planejamento e qualidade. Hoje, já vemos a mudança de percepção na cidade”, disse.

 

Segundo ele, o projeto busca criar um ecossistema de negócios: “não é só concreto, é um espaço para pessoas e inovação. Queremos que o XAP Tower seja um catalisador de novas ideias para o empresariado local”. A previsão de inauguração é para março de 2027.

 

Na AltoQi, retrofit virou vitrine de inovação

 

Karine Souza, head de produto da AltoQi, compartilhou a experiência de revitalizar um prédio de 40 anos no centro de Florianópolis, transformando-o na nova sede da empresa que desenvolve softwares para projetos e gestão da construção. O projeto foi desenvolvido integralmente em BIM e conquistou a certificação LEED Platinum.

 

“Queríamos estar no centro da cidade e mostrar que é possível transformar um edifício antigo em um espaço eficiente e inspirador. Foi um trabalho desafiador — desde a parte elétrica até a iluminação e ventilação — mas o resultado é quase custo zero de energia. Hoje, recebemos muitas visitas para conhecer o projeto, o que traz muito valor para nossa marca”, afirmou.

 

O retrofit levou cerca de um ano e meio para ser concluído e marcou a volta da equipe ao trabalho presencial em um espaço aberto e colaborativo, projetado para estimular conexão e produtividade.