Destaques

Freitas busca solução para atendimento em saúde auditiva no Sul do Estado

A disponibilização de atendimento de pacientes com deficiência auditiva, foi pauta de reunião agendada pelo deputado federal Daniel Freitas com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, na tarde desta terça-feira (17), em Brasília.

A comitiva, que contou com a presença do prefeito Clésio Salvaro, dos deputados Geovânia de Sá e Ricardo Guidi (federais), Felipe Estevão e Paulinha (estaduais), do Secretário de Saúde de Criciúma Acélio Casagrande, e do médico otorrinolaringologista Dr Rafael Búrigo Locks, discutiu o impasse na liberação do credenciamento para atendimento de pacientes de toda a região Sul do Estado.

Para Daniel Freitas, a realização do serviço na região trará agilidade e segurança no diagnóstico e tratamento de pacientes com problemas auditivos. “É de grande importância que possamos oferecer o atendimento em saúde auditiva na nossa região. Não haverá nenhuma oneração, já que o serviço é subsidiado pelo SUS, além de gerar economia para os municípios no deslocamento para Florianópolis e garantir a segurança destes pacientes que não precisarão enfrentar um longo trajeto nas rodovias”, contextualiza o deputado.

Segundo Freitas, o Ministro demonstrou total apoio, indicando ainda que é uma grande incentivador da regionalização dos serviços de saúde, aproximando o atendimento ainda mais dos cidadãos.

De acordo com o médico otorrinolaringologista, Dr Rafael Búrigo Locks, há mais de um ano a clínica está montada e fechada. “Estamos com todo projeto e documentação aprovados, aguardando a habilitação do Ministério da Saúde para que possamos iniciar o atendimento aos pacientes, o que dará mais agilidade no diagnóstico e tratamento, além de diminuir a espera por atendimento no TFD do municípios”, enfatiza.

Ainda de acordo com o Deputado, o Governador Carlos Moisés sinalizou total apoio, sendo que haverá uma remanejamento dos encaminhamentos existentes, levando para mais próximo o atendimento clínico destes pacientes. “Nesta quinta-feira retorno a Santa Catarina, onde nos reuniremos com o Secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, para dar os últimos encaminhamentos e, em breve, disponibilizar efetivamente o atendimento para toda a região sul do nosso Estado”, finalizou.

Sair da versão mobile