Blog do Prisco
Destaques

GAECO catarinense cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do Paraná

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda-feira (26), em Itapema, em apoio ao GAECO do Paraná, no combate ao crime organizado.

Na manhã desta segunda-feira (26/05), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) de Santa Catarina cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, em apoio ao Ministério Público do Paraná. Também foram expedidos dois mandados de prisão temporária, mas os alvos ainda não foram localizados.

A Operação Ruína cumpre 66 mandados de busca e apreensão, 52 mandados de busca pessoal e 16 mandados de prisão temporária nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com o objetivo de coibir os crimes de tráfico de drogas e lavagem de capitais. Um dos investigados foi identificado como líder de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas. Ele negociava diretamente a venda dos entorpecentes e indicava contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para o recebimento dos valores. Sua esposa também possui atuação destacada na organização, sendo que ambos ostentam um padrão de vida elevado no litoral catarinense, sem atividade lícita correspondente.

O GAECO catarinense realizou a apreensão de eletrônicos e documentos, conforme determinado pelo magistrado, com o intuito de obter elementos de prova para a continuidade das investigações, apoiando o Ministério Público do Paraná.

Além do GAECO de Santa Catarina e do GAECO do Paraná, a operação contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (BOPE), garantindo a segurança de todos os envolvidos e, posteriormente, a preservação da cadeia de custódia das evidências arrecadadas de interesse investigativo.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

OPERAÇÃO RUÍNA 

A Operação Ruína investiga a prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de capitais por um grupo que, supostamente, teria vínculos com facção criminosa atuante em 22 municípios.

GAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Posts relacionados

GAECO/MPSC deflagra Operação Último Recurso para apurar fraudes em concurso público no Extremo Oeste Catarinense

Redação

GAECO do MPSC deflagra operação em investigação contra grupo que atua no crime do tráfico de drogas

Redação

GAECO e GEFAC deflagram Operação Intramuros para combater facção que controla crimes dentro e fora dos presídios catarinenses

Redação