Blog do Prisco
Manchete

GAECO deflagra 2ª fase da Operação “Patris Dolus”

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Concórdia

Na manhã desta quarta-feira (15/1), em razão de desdobramentos da 1ª Fase da Operação “Patris Dolus”, deflagrada em setembro do ano passado, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Concórdia. A ação se deu em apoio a Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Concórdia.

VEJA AS FOTOS.

A 2ª Fase da Operação “Patris Dolus” visa apurar a participação de novos servidores públicos envolvidos com crimes de fraudes licitatórias, advocacia administrativa, corrupção passiva e falsidade ideológica. O cumprimento das ordens judiciais se dá nas residências dos investigados na cidade de Concórdia.

A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

RELEMBRE: A 1ª Fase da Operação “Patris Dolus” foi deflagrada em 5 de setembro de 2024 com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão na cidade de Concórdia. Naquela oportunidade, verificou-se a possível participação de um ex-secretário municipal (funcionário público), que, em conluio com os demais investigados, procedeu ao ajuste prévio, objetivando frustrar o caráter competitivo de um certame público realizado no município de Concórdia – SC.

O nome “Patris Dolus” foi escolhido para destacar a natureza específica do crime investigado, onde o engano e a fraude foram cometidos em uma colaboração direta entre pai e filho. O termo “Patris” refere-se ao pai em latim, enquanto “Dolus” significa fraude, engano ou dolo, enfatizando a conotação de um ato fraudulento que evidencia a natureza conspiratória em favorecer a empresa investigada em certame público.

GAECO 

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

Posts relacionados

GAECO/MPSC deflagra Operação Último Recurso para apurar fraudes em concurso público no Extremo Oeste Catarinense

Redação

GAECO do MPSC deflagra operação em investigação contra grupo que atua no crime do tráfico de drogas

Redação

GAECO e GEFAC deflagram Operação Intramuros para combater facção que controla crimes dentro e fora dos presídios catarinenses

Redação