Blog do Prisco
Destaques

Gilson Marques protocola PL que dispensa exigências estatais em estado de emergência ou calamidade

Nesta segunda-feira (6), o Deputado Gilson Marques (NOVO-SC), junto com o deputado Marcel van Hatten (NOVO-RS), protocolaram o PL 1571/2024 que institui o programa emergencial de incentivo a donativos e voluntariado para situações de emergência e calamidade pública.

De acordo com o projeto, após decretado o estado de emergência ficam dispensados:  a apresentação de Arrais ou qualquer tipo de habilitação para navegar em áreas inundadas para fins de resgate; as notas fiscais e demais documentos para entrada de mercadorias destinadas a doações e o alvará, cadastro ou demais obrigações acessórias ou sanitárias na distribuição de alimentos destinados a doações. Além das dispensas, o PL ainda prevê a isenção de IPVA para veículos particulares que forem utilizados no resgate de pessoas em situação de emergência.

“É urgente que aprovemos o presente projeto para criar um ambiente favorável para a atuação coordenada e eficaz de voluntários, organizações da sociedade civil e autoridades competentes no enfrentamento de situações de emergência e calamidade pública. As pessoas afetadas não podem ser vítimas da burocracia e dos empecilhos estatais. Se o Estado não pode ajudar, que ao menos não atrapalhe”, enfatiza Marques.

O deputado destaca ainda que o momento é de união e objetividade. Essa catástrofe climática foi considerada uma das piores da história do Brasil. Até o momento são cerca de 15.192 pessoas em abrigos, 80.573 desalojados, 710.022 afetados, 155 feridos, 100 desaparecidos e 75 óbitos.

Agora o projeto segue para tramitação na Câmara dos Deputados.

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Posts relacionados

Vitória para a saúde: articulação de Carlos Humberto (PL) com Juliana Pavan (PSD) garante a estadualização do Hospital Ruth Cardoso

Redação

Completamente perdido, João atira para todo lado

Redação

Deputado catarinense recebe prêmio ‘Liderança Transformadora’ da Câmara dos Deputados da Argentina

Redação
Sair da versão mobile