Blog do Prisco
Destaques

Governo de Santa Catarina e Fiesc promovem encontro em Buenos Aires para fortalecer exportações

Governador Jorginho Mello e presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, lideram missão na Embaixada do Brasil para estreitar laços comerciais e apresentar potencialidades do estado

Foto: Divulgação / SECOM

Com o objetivo de ampliar as exportações de produtos com alto valor agregado e fortalecer as relações comerciais com a Argentina, o Governo de Santa Catarina, a Federação das Indústrias (Fiesc) e o Sebrae/SC realizaram o Encontro de Negócios BR/SC – Argentina. O evento foi realizado na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

A missão foi liderada pelo governador Jorginho Mello, que destacou o propósito de apresentar as capacidades do estado aos empresários argentinos. “Estamos aqui em Buenos Aires para mostrar Santa Catarina, falar sobre as nossas potencialidades e aqueles negócios que a gente pode fazer”, afirmou o governador. “As oportunidades são muitas, em todos os setores, inclusive no setor moveleiro.”

O avanço da balança comercial com a Argentina ganhou destaque esse ano. As vendas ao país vizinho avançaram 25,2% na comparação com os dez primeiros meses de 2024. Levando em conta apenas o mês passado, outubro, o crescimento foi de 8,4%.

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de SC, Paulinho Bornhausen, destacou a importância da parceria entre a Argentina e o estado que avança em outras frentes, para além do turismo. “O evento reuniu muitos empresários argentinos e empresários brasileiros. Santa Catarina está de portas abertas para Argentina, estimulando não só o turismo, mas também, e principalmente, para fazer negócios”, ressaltou.

O presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, enfatizou a relevância estratégica da aproximação, citando o momento econômico do país vizinho. “É muito importante, porque a Argentina é muito próxima a Santa Catarina e está com uma economia em recuperação. Santa Catarina tem uma indústria bem diversificada, bem pujante”, destacou.

Seleme também pontuou que a presença do governador “dá credibilidade para a indústria de Santa Catarina” e ajuda a mudar a percepção do país vizinho sobre o estado. “Queremos promover Santa Catarina para que o argentino veja que não é só turismo em Santa Catarina. O argentino é investimento e é parceiro, tanto na importação quanto na exportação”, concluiu.

A comitiva catarinense foi composta por 23 empresários de vários setores.

:: Mais fotos no álbum

Posts relacionados

FIESC apresenta projetos sustentáveis da indústria de SC em plataforma digital da ONU na COP 30

Redação

Jorginho Mello cumpre missão na Argentina para ampliar exportações catarinenses com alto valor agregado

Redação

Governador anuncia mais de R$ 23 milhões em investimentos em Proteção e Defesa Civil no Vale

Redação