Evento da CGE/SC reunirá CGU, TCE e CGM de Florianópolis para apresentar cases práticos de IA e ferramentas digitais para fortalecer a prevenção e o controle interno na administração pública.
A Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE/SC) realiza na próxima terça-feira, 18 de novembro, o 1º Seminário de Tecnologia e Gestão de Risco (TECHGR). O encontro tem como objetivo central ser um fórum de compartilhamento de experiências e boas práticas, evidenciando como a inovação e a gestão de riscos são ferramentas essenciais para construir uma gestão pública mais ética, eficiente e transparente.
A programação técnica é o destaque do dia, com foco na aplicação de ferramentas de controle preventivo e Inteligência Artificial (IA) pelos principais órgãos de fiscalização e controle do estado e da União.
O Controlador-Geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, abrirá o evento, que é promovido em alusão ao Dia do Auditor Interno.
“A tecnologia é o principal agente transformador do controle interno. Não podemos mais depender apenas de métodos reativos. Estamos investindo em IA e na gestão de risco para nos tornarmos cada vez mais preditivos e preventivos, garantindo a integridade e o bom uso dos recursos públicos,” afirma o Controlador-Geral, Freibergue Rubem do Nascimento.
Destaques dos Cases Técnicos
O seminário será estruturado em três painéis principais, apresentados pelos seguintes órgãos:
- Controladoria-Geral da União (CGU-R/SC): A superintendente da Controladoria-Geral da União em Santa Catarina, Patrícia Maria Quintanilha de Moura detalhará o uso da IA na elaboração do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT 2026), um avanço significativo na otimização de recursos e na definição de prioridades na auditoria.
- Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC): O coordenador de Informações para Fiscalização da Diretoria de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Alessandro Marinho de Albuquerque apresentará o Sistema VigIA, uma ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pelo TCE para a análise automatizada de licitações, que fortalece a fiscalização e a governança.
- Controladoria-Geral do Município de Florianópolis (CGM/PMF): O Secretário-Chefe da Controladoria-Geral do Município de Florianópolis, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior abordará a “Gestão de Risco como Lógica de Prevenção e Proteção da Administração Municipal”, compartilhando o case de sucesso da capital catarinense.
SERVIÇO
- O Quê: 1º TECGR – Seminário de Tecnologia e Gestão de Risco
- Quando: 18 de novembro de 2025 (Terça-feira).
- Abertura: 9h30
- Início dos Cases Técnicos: 10h (CGE), 10h30 (CGU) , 13h30 (TCE) e CGM (PMF)
- Onde: Teatro Álvaro de Carvalho , em Florianópolis – SC






