Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Governo deve dar publicidade à sua agenda

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (9) o PL 184/2015, que trata da publicidade dos atos públicos dos agentes do poder Executivo. Descrito em cinco artigos, o projeto de autoria do Deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT) prevê que os ocupantes dos cargos de governador, vice-governador, secretários de Estado e de Desenvolvimento Regional e presidentes de empresas e fundações públicas estaduais divulguem diariamente e pela internet, suas agendas de serviços públicos com antecedência de 24
horas.

MINOTTO PUBLICIDADEEm caso de não cumprimento do compromisso, o agente público deve registrar uma justificativa no mesmo endereço eletrônico em até 24 horas após o cancelamento da programação. “Além de trazer mais transparência, essa iniciativa dá legitimidade as ações praticadas pelos gestores públicos por meio da aproximação com o cidadão e também vai facilitar o trabalho dos órgãos de controle externo, incluindo a Assembleia Legislativa, que tem a prerrogativa da fiscalização”, explica o deputado.
Somente estarão livres de publicação os atos considerados sigilosos, cuja divulgação poderá colocar em risco a defesa e soberania do Estado, a segurança da população, instituições e autoridades ou comprometer atividades de inteligência, investigação ou fiscalização. O projeto segue em análise na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público antes de ser votada em plenário.

Foto: Ag. Alesc, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação