Blog do Prisco
Destaques

Governo do Estado e Prefeitura de Joinville firmam parceria histórica para ampliar Maternidade Darcy Vargas e Hospital São José

União de esforços entre Governo do Estado, município e iniciativa privada viabilizará novo complexo de saúde e interligação viária na região Norte de Santa Catarina – Foto: Jonatã Rocha / SECOM

Em um movimento decisivo para a saúde pública da região Norte catarinense, o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Joinville formalizaram, nesta terça-feira, 16, um protocolo de intenções para transformar a infraestrutura hospitalar da cidade. O acordo, assinado pelo governador Jorginho Mello e pelo prefeito Adriano Silva, prevê a aquisição de um imóvel de 17 mil metros quadrados para a expansão simultânea da Maternidade Darcy Vargas (estadual) e do Hospital Municipal São José (municipal).

“Eu sempre repito que o Estado é parceiro dos municípios. Aqui é mais uma prova que com boa vontade e união a população é quem ganha. Com essa iniciativa aqui, a maternidade Darcy Vargas que é do Estado e o Hospital São José, que é municipal e tem uma relevância muito grande pra Joinville e região, vão conseguir ampliar o atendimento pros moradores e melhorar os serviços de Saúde prestados. Isso é fundamental na vida do cidadão”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

A união de esforços visa resolver gargalos históricos no atendimento de alta complexidade e trauma do município e região. O projeto prevê ainda a criação de uma conexão direta entre as unidades, otimizando o fluxo de pacientes e corpo clínico.

Foto: Jonatã Rocha / SECOM

“Essa parceria entre Estado e prefeitura foi um pedido do governador para viabilizar essa ampliação. Estamos adquirindo um terreno que fica em local estratégico entre a maternidade e o hospital e que vai permitir a dar esse passo fundamental na Saúde do município e região”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

“Gostaria de expressar minha profunda gratidão ao governador e à sua equipe. Reconheço o comprometimento e a proatividade demonstrados por sua equipe, que tem colaborado ativamente conosco, buscando soluções. Essa sinergia facilita o diálogo e o trabalho diário em uma pasta de grande complexidade. O Hospital São José, há muito tempo, desempenha um papel regional e, muitas vezes, estadual. Com a aquisição deste terreno, único em sua localização, e com a generosidade da família Hansen em aceitar a venda ao Governo do Estado, criamos as condições para planejar o futuro da infraestrutura de dois importantes equipamentos: a Maternidade Darcy Vargas e o Hospital São José”, ressaltou o prefeito Adriano Silva.

Um novo complexo de saúde integrado

O documento estabelece que o Estado adquirirá um terreno urbano de 17.052,62 metros quadrados, localizado na Rua Dr. Plácido Gomes, no bairro Anita Garibaldi, vizinho às atuais estruturas de saúde. Após a compra, o Estado cederá parte desta área ao município de Joinville, permitindo que a prefeitura realize a ampliação do Hospital São José.

Para garantir a unidade entre as instituições, o Estado assumiu também o compromisso de construir um equipamento público de mobilidade — uma passarela elevada sobre a Rua Dr. Plácido Gomes. Esta estrutura vai permitir o trânsito seguro de pedestres, macas e equipamentos hospitalares entre os prédios.

Parceria com a iniciativa privada

A operação conta com a participação direta da iniciativa privada. O terreno pertence à CRH Empreendimentos e Participações S/A, representada por Felipe Hansen. Demonstrando compromisso social com a comunidade joinvilense, o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) atuará como interveniente, aportando R$ 1,9 milhão como ação social para complementar a operação financeira.

O valor total da aquisição do terreno foi avaliado em R$ 23,1 milhões. O pagamento será realizado pelo Estado em quatro parcelas, com início previsto para abril de 2026.

O protocolo tem validade inicial de 12 meses, período no qual serão finalizados os projetos executivos e tramitações legais para que as obras de expansão e interligação possam sair do papel, beneficiando diretamente a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) em Joinville e região.

Foto: Jonatã Rocha / SECOM

Outros atos

Ainda durante o evento, o governador Jorginho Mello sancionou a Lei que institui a Rota Turística Religiosa Caminho da Graça, de autoria do deputado estadual Maurício Peixer. A assinatura marca um avanço significativo na valorização do turismo religioso, cultural e sustentável em Santa Catarina.

Foto: Jonatã Rocha / SECOM

O Caminho da Graça conecta 10 municípios do Norte e Planalto Norte catarinense, iniciando em São Francisco do Sul e seguindo por cidades como Joinville, Jaraguá do Sul, Rio Negrinho até Mafra. A proposta integra fé, patrimônio histórico, cultura local e natureza, fortalecendo o desenvolvimento regional e a economia do turismo.

Também foi assinada a sanção da lei que autoriza a doação pelo Tribunal de Justiça de SC do imóvel do antigo Fórum à Prefeitura de Guaramirim. A estrutura, atualmente desocupada, já pertenceu ao município e foi cedida ao TJSC para a instalação de suas atividades, sendo posteriormente desativada. Agora o espaço será usado pelo município para a nova sede da Secretaria Municipal de Educação.

Posts relacionados

Governador aponta avanços do Estado na abertura do ano legislativo

Redação

Governador abre ano legislativo na Alesc com leitura da mensagem anual

Redação

Grupo catarinense recebe bandeiras do “Acorda Brasil” e marchará até o Paraná

Redação