Blog do Prisco
Manchete

Grupo cobra agilidade do governador para produção de vacina contra Covid-19

O Grupo Oscar Romero (GOR), cujo orientador espiritual é o padre Vilson Groh, coordenador da Rede IVG que reúne seis organizações socioasssistenciais nas periferias da Grande Florianópolis e em Guiné Bissau, na África, enviou carta ao governador Carlos Moisés da Silva solicitando que o Estado faça acordo com os fabricantes de vacina para o combate à Covid-19 com a maior brevidade possível, e que garanta que a imunização seja universal e gratuita para todos os catarinenses.

Segundo o documento, a única movimentação para aquisição de uma vacina veio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), enquanto outros estados, como São Paulo (CoronaVac) e o Paraná (Sputnik V) já saíram na frente. Cita que, em âmbito federal, uma das parcerias do Ministério da Saúde com a AstraZeneca/Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz, na primeira fase, abrangerá apenas a população que se enquadra nos grupos de risco, ou seja, não será universal.

O grupo ressalta que a única possibilidade de controlar a pandemia do novo coronavírus é a vacinação em massa.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há 70 vacinas em desenvolvimento no País e o Programa Nacional de Imunização (PNI), criado em 1973, é referência internacional. A carta alerta para o nível de alerta gravíssimo da doença em quase todas as regiões de Santa Catarina, para as altas taxas de ocupação dos hospitais e critica o afrouxamento das medidas de isolamento por parte das autoridades e o descuido das pessoas com distanciamento social e regras de higiene.

O GOR reúne pessoas “a partir de uma identidade cristã aberta à diversidade e pluralidade de crenças ou não crenças, que se encontram para conviver, comungar a palavra, compartilhar o pão e ideias.”

“A saúde é um direito de todos, dever do Estado e um bem fundamental de toda a pessoa. Com saúde assegurada para todos, teremos uma Santa Catarina mais justa, mais fraterna e por isso mais humana”, conclui a carta, assinada pelo padre Vilson Groh e o secretário Bruno Floriani (em anexo).

 

Posts relacionados

Governo do Estado garante óleo diesel mais barato para embarcações pesqueiras de Santa Catarina

Redação

Governo de Santa Catarina confirma novo voo da TAP e amplia ligação direta entre Florianópolis e Portugal

Redação

Jerry restabelece verdade e defende governo Jorginho

Redação