Blog do Prisco
Destaques

Herneus de Nadal defende conexão dos tribunais com a população

Durante o I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (I CNCTC), o presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus De Nadal, enfatizou a preocupação dos tribunais de contas em se conectarem com a população, para que possam evidenciar a importância das suas atuações.

“Esta conexão com o cidadão é primordial, com quem devemos e precisamos prestar contas, com o nosso credor maior, que anseia por serviços públicos de qualidade”, ressaltou em seu primeiro compromisso oficial após tomar posse no cargo de presidente para o biênio 2023-2025.

“Através do trabalho da imprensa livre, muitas informações relevantes para nossas ações de controle podem nos chegar por essa via. Isso serve de fomento para o controle social em sinergia com o controle institucional”, pontuou o corregedor geral do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

Na oportunidade, o presidente da Actrion e conselheiro do TCE gaúcho, Cezar Miola, afirmou que a comunicação pública é uma área estratégica para o Sistema Tribunais de Contas. “É por meio dela [a comunicação] que as instituições se relacionam com a sociedade, seja informando sobre diferentes ações e serviços ou criando canais de escuta e de diálogo com a população”, disse, ao destacar que a comunicação tem papel fundamental para o exercício do controle social.

Neste vídeo, veja um resumo de como foram os dois dias do evento que reuniu jornalistas, assessores de comunicação e outros representantes dos Tribunais de Contas de todo país, além da comunidade acadêmica e de profissionais de outros órgãos públicos interessados em ouvir sobre os rumos e desafios da comunicação pública.

Carta dos Presidentes

Essencial para se garantir o exercício da cidadania e o consequente fortalecimento do regime democrático, a comunicação pública passa por constantes transformações. É por meio dela que as instituições se relacionam com a sociedade, seja informando sobre diferentes ações e serviços ou criando canais de escuta e de diálogo constante com a população. A oferta de informações qualificadas incentiva o debate e a participação cidadã na formulação e na implementação das políticas públicas. Além disso, a comunicação está intimamente ligada à promoção e à defesa dos direitos individuais e coletivos. Pessoas bem informadas têm melhores condições de acessar outros direitos, como saúde, educação e segurança. E os Tribunais de Contas cumprem um papel substantivo na concretização dos direitos fundamentais contemplados na Constituição.

Nesse contexto, as novas tecnologias têm o potencial de contribuir tanto no aumento das informações disponíveis acerca da administração pública quanto na maior  interação com o público. Com esse cenário, o Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que será realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro de 2023, em Florianópolis, revela-se uma oportunidade – mais do que propícia, necessária – para se conhecer novas experiências, dialogar, debater e definir estratégias voltadas a aperfeiçoar os processos de comunicação e de relacionamento dos órgãos de controle com a sociedade.

Convidamos a todos e a todas a estarem conosco, contribuindo, assim, também, na construção coletiva de políticas e diretrizes de comunicação para o Sistema Tribunais de Contas do Brasil.

         

Cons. Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

Cons. Joaquim Alves de Castro Neto

Cons. Cezar Miola

Cons. Edilberto Carlos Pontes Lima  

Presidente TCE/SC Presidente Abracom e CNPTC

Presidente Atricon

Presidente IRB

Posts relacionados

Jornalista Nathan Neumann assume como adjunto da Secretaria de Estado da Comunicação

Redação

TJSC sedia XV Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça a partir de quarta-feira

Redação

Balanço de 2024: indicadores do Governo de SC apontam avanços em todas as áreas da gestão catarinense

Redação