Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

História de 15 anos de federação de oficiais vira livro

A Associação de Oficiais Militares Capitão Osmar Romão da Silva, ACORS, promove de 9 a 11 de março o 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais. Com programação diferenciada para os Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o evento vai contar com a presença do deputado federal Capitão Augusto, relator da LOB Nacional, a Lei Orgânica que está em tramitação. O encerramento do Encontro, que conta com a parceria da PMSC, do CBMSC e da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, será marcado pelo lançamento do livro “FENEME 15 anos: uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”.  

A programação dá ênfase ao Sistema de Proteção Social dos Militares, aprovado em 2019 de forma concomitante à Reforma da Previdência. O juiz militar de São Paulo, dr. Ronaldo João Roth, falará sobre “As atribuições do Oficial como juiz militar”. Também estão previstas participações do Comandante-geral da PMSC, Cel Marcelo Pontes, e do Comandante-geral do CBMSC, Cel Marcos Aurélio Barcelos. O presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, vai abordar a “Atuação associativa”, considerando que a Associação criada há 23 anos é referência para o país, tendo contribuído diretamente com a fundação da Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal (ALMEBRAS). Também é referência pelas conquistas empreendidas, como a Carreira Jurídica para o Oficial da Polícia Militar em Santa Catarina, o Ciclo Completo de Polícia, que permite aos Oficiais da PMSC lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência, e o curso de Relações Governamentais oferecido aos cadetes desde o início da carreira.

FENEME: 15 anos protegendo e servindo quem serve e protege

 

Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais registra

em livro os momentos mais emblemáticos e as grandes conquistas

desde a sua fundação em Florianópolis, em dezembro de 2006

 

A Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, que nasceu timidamente em Florianópolis, com apenas quatro entidades federadas, chegou aos 15 anos como protagonista das principais conquistas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares no Brasil. Fundada em dezembro de 2006, tem como presidente, desde então, o Coronel da Reserva da PMSC Marlon Jorge Teza. Para marcar o aniversário, as grandes lutas e principais conquistas da Federação foram registradas num livro com acabamento de luxo: “FENEME 15 anos, uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”. O lançamento será dentro da programação do 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais, no dia 11 de março, na Arena Petry, em São José.

Ao longo de 164 páginas, o leitor desbrava os bastidores de movimentações emblemáticas, em favor do Sistema de Proteção Social dos Militares dos estados e do Distrito Federal em simetria com as Forças Armadas, pela criação de um Ministério da Segurança Pública e pela adoção do Ciclo Completo de Polícia, hoje integralmente instituído em 10 estados mais o Distrito Federal. No rastro da valorização de quem exerce este ofício rico em riscos – inerente à investidura militar – a FENEME impacta diretamente a qualidade da Segurança Pública no Brasil.

Hoje são quase 50 entidades ombreadas na missão extraída do estatuto, de “propor e alcançar um modelo institucional que contemple os anseios da sociedade brasileira no campo da preservação da Ordem Pública”. Criada para representar os Oficiais Militares dos Estados e do Distrito Federal junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a FENEME defende os direitos e prerrogativas das Instituições Militares estaduais, seus membros e seus pensionistas. A conquista mais recente – que assegura paridade e integralidade entre os Policiais Militares e os Bombeiros Militares da Ativa e da Reserva, e simetria com as Forças Armadas – contempla uma luta empreendida pela Federação desde a composição do seu estatuto.

Com sede em Brasília, a FENEME também registra no livro o advento do Ministério da Segurança Pública, instituído em 26 de fevereiro de 2018, e a adoção do Ciclo Completo de Polícia, que permite aos Policiais Militares elaborarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência, agilizando e desburocratizando o atendimento e registro de delitos com menor potencial ofensivo. Liderados pela FENEME, os Oficiais Militares seguem mobilizados, agora em favor da Lei Orgânica das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares e da Carreira Jurídica, em que o bacharelado em Direito é requisito para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Militares. Da mesma forma, o ensino superior exigido para o ingresso de Praças também eleva e qualifica a base da instituição.

 aralelamente às barreiras erguidas contra a desmilitarização – ameaça que pairava nos bastidores da Conferência Nacional de Segurança Pública – a FENEME cerrou fileiras, advogando em causa própria. Aos poucos, quebrou o paradigma de que militar não deve participar das decisões políticas. A crescente representatividade de Militares Estaduais nas esferas de poder é resultado de um discurso capilarizado em cada quartel do Brasil. A mesma coesão foi incitada em momentos nevrálgicos, quando a Comissão Nacional da Verdade maculou a imagem do militar, e na tramitação do Projeto de Lei que transformou em crime hediondo o homicídio de agentes públicos.

Ao longo desta obra, com redação e edição da jornalista Ana Lavratti, o leitor encontra os principais pleitos da FENEME, a evolução da Segurança Pública num país onde a criminalidade ronda a rotina, cada vez mais violenta e armada, e os atores por trás de ações estratégicas e discursos contundentes, que provaram o vigor e o valor dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, da Ativa, da Reserva e Reformados, Praças e Oficiais que desde o juramento assumem o compromisso de defender o cidadão e proteger patrimônios, mesmo com o risco da própria vida.

SERVIÇO:

 

FENEME

Sede em Brasília no Centro Empresarial Assis Chateaubriand

SRTVS, Via W3 Sul, quadra 701, conjunto L, bloco 1, 4º andar, sala 401

www.feneme.org.br / @fenemebrasil

 

LIVRO FENEME 15 ANOS: Uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem

Redação e edição: Ana Lavratti

Projeto gráfico: Marcela Fehrenbach

Lançamento: 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais, em 11 de março de 2022.

Posts relacionados

Livro de Jaime Telles em mais uma sessão de autógrafos

Redação

Advogado defende em livro semipresidencialismo como sistema de governo para o Brasil

Redação

Autores lançam em Florianópolis o livro “Cabeça de Candidato”

Redação