Estrutura reforça a rede pública de saúde e representa um aumento de 30% na capacidade de pronto-atendimento em Blumenau
O Hospital Universitário (HU) da Furb está de portas abertas e inicia os atendimentos, via Sistema Único de Saúde (SUS), na tarde desta segunda-feira, dia 17. A nova estrutura é um reforço significativo para a rede pública municipal, com capacidade para realizar até 5 mil atendimentos por mês apenas no pronto-socorro.
Na fase inicial de operação, além do pronto-atendimento 24 horas, o HU oferecerá um centro cirúrgico equipado com duas salas e capacidade para cerca de 600 cirurgias por mês nas áreas de cirurgia-geral, ortopedia, urologia e cirurgia vascular. O aporte financeiro municipal, de cerca de R$ 1 milhão, busca ampliar a realização de cirurgias, tanto eletivas quanto ambulatoriais.
Na parte de internação serão disponibilizados 16 leitos, além de Centro de Diagnóstico e Imagem, tomografia – com previsão de instalação até o final de 2025 – e sala para ressonância magnética, além do laboratório, que será operado por empresa terceirizada.
O prefeito Egidio Ferrari comemora a concretização do projeto. “O que estamos concretizando hoje é um marco histórico para Blumenau, transformando o Hospital Universitário em uma solução real para a nossa cidade.”
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, complementa que o HU ajudará na redução de filas por diagnóstico, por meio de convênios para exames de imagem como raios-X, tomografia e ultrassonografia.
Além do impacto imediato no atendimento à população, o Hospital Universitário também atuará como um polo crucial no ensino e na pesquisa, integrando as faculdades de graduação e pós-graduação da Furb e fortalecendo a interação entre saúde e educação.
A gestão do HU está a cargo do Instituto Maria Schmitt (Imas), resultado de uma parceria estratégica com a Universidade Regional de Blumenau (Furb).
O HU está localizado no Campus 5 da Furb, na Rua Samuel Morse, 768.






