Içara comemora mais uma conquista. O município passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, uma ferramenta estratégica do Ministério do Turismo que reconhece destinos com potencial de desenvolvimento.
A inclusão, de acordo com a prefeita Dalvania Cardoso, não somente coloca Içara em evidência no cenário nacional, mas a habilita para receber investimentos federais e a participar de programas de incentivo ao setor. “O que nos permitirá valorizar ainda mais nossos atrativos e transformar o turismo em um verdadeiro vetor de desenvolvimento econômico e social na cidade”, adianta.
A chefe do poder executivo faz questão de evidenciar que a vitória é fruto do trabalho de todos os içarenses. “Já nos consolidamos no turismo religioso, com o Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (elevado à Basílica Menor, em 2024, pelo Papa Francisco), que atrai visitantes de todo o país, e vamos além”, afirma a prefeita.
Içara ainda oferece uma diversidade de atrativos culturais, gastronômicos e de lazer, como a Rota Gastronômica; Old West; Blanco Pub; a Incoagro – Feira e Festa da Indústria, do Comércio e do Agronegócio; o Festival das Etnias Colonizadoras e o Içara em Brasa, além de espaços para grandes eventos, como o Rhóis e o Darolt. No turismo de visitação, há o Orquidário Budny, a Igreja Tombada do Bairro Demboski, a Igreja da Vila São José, a Praça da Igreja Matriz São Donato e a Casa do Ferroviário.
“E o Município investe e seguirá investindo em infraestrutura, revitalização de espaços, sinalização turística e qualificação profissional, fortalecendo também os segmentos de negócios e eventos”, enfatiza a prefeita Dalvania, lembrando que toda região será beneficiada. “Somos parte da rota turística Encantos do Sul, formada por 21 cidades que atuam de forma integrada para promover nossos destinos.”
A recente conquista foi reconhecida por órgãos estaduais e federais. Para o Ministério do Turismo e a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, a entrada de Içara no Mapa do Turismo Brasileiro fortalece a governança da rota turística e deve impulsionar novas oportunidades para todo o Sul catarinense.