A Fundação Pró-Rim, referência nacional em nefrologia, deu um importante passo nesta segunda-feira (15) com a inauguração de seu novo centro de terapia renal na cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis. A nova unidade, localizada no bairro Pagani, tem capacidade para realizar até 3.100 sessões de hemodiálise por mês e oferecerá consultas médicas em nefrologia, com todos os atendimentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento de inauguração, que contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, marca a expansão dos serviços de alta complexidade para uma região com grande demanda reprimida por tratamento renal substitutivo. A unidade é uma parceria com o Instituto Lions da Visão e o Instituto Ideas, e está instalada de forma inédita, anexa ao Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina.
O presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, celebrou a entrega, ressaltando o impacto social da obra. “Entregar esta obra à população é também uma forma de levar mais conforto aos pacientes, que hoje precisam se deslocar vários quilômetros para fazerem seu tratamento. É um orgulho para a Pró-Rim poder iniciar este trabalho e contribuir diretamente para a qualidade de vida dos catarinenses,” declarou.
A nova estrutura de 1.100 metros quadrados foi um pedido do Governo do Estado de Santa Catarina e recebeu apoio do Executivo Municipal de Palhoça. O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, destacou a importância da parceria para a saúde da região.
“Palhoça tem investido muito em saúde. E ter a Pró-Rim como parceira para atender os pacientes renais é um grande avanço para nossa cidade. Só temos a agradecer a todos os envolvidos”, disse o prefeito.
Por sua vez, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou o compromisso do Estado em desafogar a rede de atendimento nefrológico. “Sabemos que o Brasil vive uma crise no tratamento dialítico. E nós, aqui em Santa Catarina, somos diferenciados. Nossa prioridade é a saúde do catarinense. Temos muito a agradecer essa parceria entre o Instituto Lions, Prefeitura, governo do Estado e a Fundação Pró-Rim”, pontuou o secretário Demarchi.
Próximos Passos do Atendimento
Início Imediato: A partir de dezembro e em janeiro, a Pró-Rim já iniciará os atendimentos médicos na área de nefrologia para pacientes nos estágios iniciais (1, 2 e 3) da doença renal, em apoio ao Executivo Municipal de Palhoça.
Hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva): Para iniciar a hemodiálise, a Fundação aguarda a habilitação final do Ministério da Saúde, com previsão de ocorrer no início de 2026.
A unidade de Palhoça, sob a responsabilidade técnica da Dra. Mariana Sabbagh (CRM: 22756/SC; RQE Nº: 16453), gerará aproximadamente 50 empregos diretos, além de diversos indiretos, movimentando a economia local.








