Notícias

Infraestrutura, saúde e impulso à economia são as reivindicações do Planalto Norte

Líderes do PMDB ouviram pleitos de entidades durante a passagem do “15 em Movimento” pela região  

Investimentos em infraestrutura, saúde, educação e na geração de emprego e renda foram as principais reivindicações da região do Planalto Norte na passagem dos líderes do PMDB, no final de semana, por Mafra e Canoinhas. O chamado “15 em Movimento” pretende passar pelas 36 regionais de Santa Catarina para coletar os pleitos e oportunidades apresentadas por segmentos da sociedade.

“O mundo mudou, a sociedade está mudando e os partidos também precisam se reinventar. É por isso que estamos percorrendo o Estado para traduzir o sentimento da população, ouvindo entidades empresariais, universidades, hospitais, sindicatos, segmentos em geral para ouvir as demandas”, destacou o deputado federal Mauro Mariani, presidente estadual do PMDB.

Deputado diz que está visitando entidades empresariais, universidades, hospitais, sindicatos, segmentos em geral para ouvir as demandas

Mafra

Investimentos em rodovias como a BR-280, grande gargalo na região Norte, além de credenciamentos de serviços no Hospital de Mafra, ampliando o atendimento, foram algumas das reivindicações apresentadas por entidades. “É preciso também investir em tecnologia e inovação”, destacou  o vice-presidente Regional do Planalto Norte, Adelino Denk.
O presidente da ACIM, Antônio Carlos Tiburske, destacou a importância do evento. “Estamos sendo ouvidos e isto é essencial para encaminhar as políticas públicas necessárias para a região se desenvolver”.

Canoinhas

Na passagem por Canoinhas, os líderes se reuniram com estudantes e entidades na Universidade de Canoinhas para ouvir as reivindicações. Marcaram presença entidades empresariais e instituições sociais como a APAE. A universidade foi representada pela professora Fabiana Ludka. Ela reivindicou melhorias nas rodovias da região e a criação de um curso de Licenciatura em Pedagogia. Em discurso, Mariani destacou a participação das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado. “Em Santa Catarina, 70% das matrículas de graduação estão em entidades comunitárias como a Universidade do Contestado. A UNC, assim como outras universidades comunitárias, tiveram e têm papel fundamental na interiorização do ensino”, ressaltou ele.

Participaram da agenda o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Chiodini, o deputado federal Celso Maldaner, o estadual deputado Antônio Aguiar, o ex-senador Casildo Maldaner e o ex-governador Paulo Afonso.  Líderes regionais também participaram como o secretário da ADR de Canoinhas, Aloisio Salvatti e líderes locais.

Pra desenvolver a economia da região

Questionado sobre formas de impulsionar o desenvolvimento da região, Mariani destacou a criação do Fundo Constitucional do Sul como ferramenta de combate às desigualdades regionais em Santa Catarina. O deputado informou que o Ministério da Casa Civil autorizou a produção de medida provisória criando o fundo, que prevê linhas de financiamentos para projetos nos três estados do Sul. “Depois vamos submeter a MP à aprovação da presidência da República. Estamos otimistas”, diz Mariani, que prevê algo em torno de R$ 5 bilhões para os três estados. “São investimentos que irão beneficiar não só o Planalto Norte, mas toda a região do Contestado e também algumas cidades do Sul que não cresceram na mesma média do Estado”, observou o deputado.

A grande vantagem do fundo são as condições facilitadas de pagamento, juros baixos e prazos diferenciados, algo que já existe no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Mariani ainda falou que é preciso entender também as oportunidades econômicas do Planalto Norte. “Não podemos negar a vocação para o extrativismo de base florestal, mas também entender o agronegócio, com a instalação de frigoríficos, como potenciais”, disse Mariani.

 

Sair da versão mobile