Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Inova Criciúma: divulgada a lista dos projetos aprovados na 3ª edição

Lista das 10 startups classificadas foi divulgada pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Administração Municipal

 A relação dos 10 projetos classificados para receberem fomento do programa Inova Criciúma foi divulgada no Diário Oficial pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Administração Municipal. Das 45 startups inscritas no edital Inova 2023, 32 passaram para a segunda etapa, onde foram selecionadas as 19 que obtiveram acima de 70 pontos. “Ao final foram classificados os 10 projetos com as pontuações mais altas, a partir de agora todas devem cadastrar o plano de trabalho no Sistema de Gestão de Recursos Repassados (GER) para, então, receberem o fomento”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki.

Na próxima quarta-feira (5), será realizado um workshop com os representantes dos projetos classificados para orientar como cadastrar o plano de trabalho no sistema GER. “Até o final de abril as startups que finalizarem o processo devem receber o valor de R$ 25 mil em única parcela”, esclarece Potelecki.

Investimento em novos negócios inovadores

No total, serão repassados R$ 250 mil em recursos procedentes do Fundo Municipal de Inovação (FMI) para projetos inovadores. Startups como o Que Barbada, um aplicativo que conecta pessoas a bares, pubs, restaurantes e eventos, e que foi o projeto que obteve a melhor pontuação. “A nossa plataforma concentra a programação dos locais de Criciúma e região, e diariamente vai divulgar as promoções, o cardápio, enfim todas as informações necessárias, para auxiliar o usuário que busca uma opção de lazer e entretenimento. Além disso, o aplicativo também é uma ferramenta para os empresários divulgarem seus empreendimentos”, explica Cristian Macan, idealizador do Que Barbada.

 Sobre as Startups em Criciúma

 O Mapeamento Startup Santa Catarina 2022, realizado pelo Sebrae/SC, reconheceu Criciúma como a quarta cidade catarinense com mais startups. Nos últimos quatro anos, o número de empresas com base tecnológica no município aumentou 80%.

Segundo dados da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, em 2018, o município tinha cadastradas 294 empresas na área da tecnologia, em 2022, eram mais de 500. “A lei da Inovação e todos os programas implantados a partir de 2019 tem como objetivo criar essa cultura do empreendedorismo inovador, incentivando os empreendedores a tirarem suas ideias do papel”, ressalta Potelecki.

 Assim como poderão fazer os idealizadores da plataforma Que Barbada. “Ser contemplado com o edital do Inova é muito importante, porque com esse recurso poderemos investir em uma estratégia de marketing e também no reforço do time operacional”, finaliza Macan.

 

Confira as 10 startups aprovadas no programa Inova Criciúma:

 

Gabriel – Que Barbada

Eduardo Pereira Pini

Proxpect Tecnologia

Danielli – Farmasus

Fazendo Insetos

Hyan Dias Tavares

First Capital

Rosane – Jabuticabeiras

Vinicius Neto Bem

Easy Alert

Posts relacionados

Governo de Criciúma confirma realização do STU National para os próximos três anos

Redação

Criciúma sedia edição regional do Prêmio Indústria Eficiente 2025

Redação

Criciúma lidera ranking de Acesso à Educação na Região Sul do Brasil

Redação