Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Interesse internacional na compra de imóveis avança e consolida Florianópolis como destino de veraneio de luxo

Compradores da Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Portugal já representam 40% das vendas de novo empreendimento em Jurerê, reforçando o momento de forte valorização do mercado imobiliário da Capital

Florianópolis é uma das cinco cidades com maior valor do metro quadrado no Brasil. (Divulgação)

A construção civil em Santa Catarina cresceu 94% nos últimos cinco anos, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nesse cenário, Florianópolis vem se destacando como um dos mercados imobiliários mais aquecidos do país, com reflexos diretos na economia da Grande Florianópolis.

Entre 2024 e 2025, a Capital liderou as vendas de novos empreendimentos entre 12 capitais brasileiras e registrou crescimento de aproximadamente 170% no Valor Geral de Vendas (VGV) — indicador que representa o volume financeiro total movimentado com a comercialização de imóveis. Na prática, isso significa mais negócios fechados e maior circulação de recursos na economia local.

Dados da consultoria Brain mostram ainda que Santa Catarina concentrou 65% de todo o volume de vendas imobiliárias da região Sul, somando R$ 55,5 bilhões — mais do que Paraná e Rio Grande do Sul juntos. Em agosto de 2025, o metro quadrado no Estado valorizou 8,8%. Em Florianópolis, o valor médio chegou a R$ 12.420, colocando a cidade na liderança nacional entre as capitais com maior valorização no segmento de alto padrão.

Mercado aquecido atrai compradores de fora do país

O crescimento chama a atenção de investidores internacionais. Um exemplo é o Puerto Madero, novo empreendimento da CBA Empreendimentos, que será apresentado em 26 de fevereiro. Localizado em Jurerê, a apenas 150 metros da praia, o projeto já inicia com 60% das 48 unidades vendidas — e 40% delas foram adquiridas por compradores da Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Portugal.

O dado confirma uma tendência: Florianópolis deixou de ser apenas destino turístico e passou a ser também opção de investimento e moradia de veraneio para estrangeiros que buscam qualidade de vida e segurança patrimonial.

Qualidade de vida impulsiona valorização

Parte desse interesse está na combinação entre natureza e estrutura urbana. Florianópolis reúne continente e Ilha de Santa Catarina — conhecida como Ilha da Magia — com mais de 40 praias, além de segurança, economia diversificada, polos de inovação, serviços de saúde e educação de qualidade.

Esse conjunto de fatores torna a cidade atrativa tanto para quem quer morar quanto para quem deseja investir, já que imóveis em regiões valorizadas tendem a manter ou ampliar seu valor ao longo do tempo.

“O Puerto Madero nasce em um dos endereços mais desejados do país, em uma cidade reconhecida internacionalmente por suas belezas naturais, qualidade de vida e como celeiro de inovação. Então criamos um projeto que respeita o lugar, valoriza o tempo e materializa nossa visão de alto padrão com identidade e propósito”, afirma a presidente da Companhia CBA, Cíntia Pereira“Florianópolis é uma ilha dos sonhos e Jurerê é a cereja do bolo”, completa.

Arquitetura autoral e conceito inspirado em Oscar Niemeyer

Inspirado nas alamedas de Oscar Niemeyer, o projeto valoriza jardins lineares que integram natureza e convivência em um percurso pensado para contemplação. (Divulgação)

O projeto Puerto Madero será apresentado na Casa Conceito CBA, em Jurerê Internacional, bairro no norte da Ilha de Santa Catarina, em noite só para convidados e com galeria de arte e exposição da artista Lu de Paula, com curadoria de Niura Borges.

Cíntia explica que o nome do empreendimento é inspirado no bairro argentino Puerto Madero, referência internacional em requalificação urbana junto às margens do Rio da Prata. Em Santa Catarina, o projeto junto ao ao mar de Jurerê tem torre residencial sobre embasamento comercial planejado, com mall de sete lojas e mais de 800m² dedicados a serviços, comércio e gastronomia, sob curadoria CBA.

“Este é o único empreendimento em Jurerê com serviço de hotelaria cinco estrelas integrado ao condomínio, com gestão da CBRE”, salienta a presidente da CBA.

Com conceito de casas suspensas, os apartamentos têm de duas a quatro suítes e medem entre 80m² e 292m², que privilegiam integração, amplitude, luz natural e privacidade. O conceito urbano é inspirado nas alamedas de Oscar Niemeyer, com jardins lineares que conectam natureza e convivência em um percurso de contemplação. A arquitetura leva a assinatura de Leo Maia, que propõe traços precisos e releitura contemporânea do clássico.

Os interiores são assinados por Taty Iriê, com foco em sofisticação, funcionalidade e acolhimento. O paisagismo é da JA8, de Juliana Castro e Clarice Wolowski, referência nacional em street scape e placemaking, com criação de espaços voltados à permanência e convivência.

CBA projeta expansão nos próximos anos

Composta pelas empresas CBA Empreendimentos e Viva Corp, a Companhia CBA foi criada em 2015 por Cíntia Pereira e Vinícius Billmann. Com 10 empreendimentos e 600 chaves entregues, tem ainda nove canteiros ativos, totalizando 1.500 unidades em obras. Com a marca CBA Empreendimentos, atua no segmento de luxo e superluxo, atraindo compradores de todo o Brasil e do exterior. Já a Viva Corp desenvolve projetos de alto padrão para o público jovem e aspiracional dos níveis 3 e 4 do programa Minha Casa, Minha Vida.