Até a próxima sexta-feira (9/1), os joinvilenses podem quitar o IPTU 2026 em parcela única com 10% de desconto. Depois dessa data, se for pago em parcela única até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 8%.
Já para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, o imposto pode ser pago em até 10 vezes. O vencimento da primeira parcela é no dia 9 de janeiro.
A Prefeitura de Joinville disponibiliza diversas opções de pagamento, como o PIX, realizado com o aplicativo de qualquer instituição bancária. Também é possível pagar por meio dos boletos, com convênios com o Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Mercantil, Fit Bank e Caixa Econômica Federal, além das cooperativas de crédito Ailos, Sicredi e Sicoob.
Segunda via do carnê
Os carnês seguem o mesmo modelo do IPTU 2025, em folha A4 como uma fatura impressa e distribuída pelos Correios. Quem não recebeu o carnê, pode acessá-lo diretamente pelo aplicativo Joinville Fácil, na aba “consultar e pagar débitos”. O acesso ao aplicativo é feito por meio do login e senha do Gov.br. Há a opção de imprimir pelo site da Prefeitura de Joinville também.
Para 2026, o reajuste é de 5,17%, equivalente à inflação acumulada entre outubro de 2024 e setembro de 2025, conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse é o mesmo índice aplicado para reajuste em anos anteriores. A expectativa de arrecadação é de R$ 290 milhões.
Prazo para pedido de revisão do IPTU inicia nesta terça-feira
O período para solicitar revisão do IPTU também começa nesta semana, e vai de 6 de janeiro a 6 de fevereiro, por meio do site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.gov.br/iptu/). Na página de revisão, estão relacionados os documentos necessários para cada caso de revisão.
Após se informar sobre os documentos necessários, o cidadão deverá entrar no portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville. Para acesso ao portal, o contribuinte deve ter conta na plataforma Gov.br, com nível prata ou ouro.
No portal, é preciso escolher a opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”. Selecionar então “Req. para revisão de IPTU”, preencher os dados e anexar os documentos solicitados. Depois é só enviar e aguardar o andamento do processo.
Quem necessitar de orientação presencial, deve agendar o atendimento antecipadamente pelo aplicativo Joinville Fácil. Para fazer o agendamento, o usuário deve acessar o aplicativo e clicar no botão com o símbolo de “mais”, localizado na parte inferior da tela. Depois escolher a opção “agendar atendimento” e por fim “atendimento fazendário”.





