Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Irani recebe certificação Innovative Workplaces 2025

Reconhecimento a empresas inovadoras é realizado pela MIT Technology Review pelo quarto ano no Brasil

 

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi reconhecida mais uma vez no  Innovative Workplaces 2025, uma iniciativa do MIT Technology Review Brasil, como uma das organizações mais inovadoras do Brasil. Esta foi a 4ª edição do prêmio, que avalia mais de 2 mil empresas inscritas de diferentes portes e setores, e apenas 25% conseguem atingir a nota mínima para receber o selo. Em 2023, a Irani já havia obtido reconhecimento.

O prêmio tem como base três fatores da inovação: Inteligência Artificial (IA), ESG e Ambidestria, e a avaliação combina aspectos qualitativos e quantitativos, incluindo inovação aberta, resultados financeiros e não-financeiros, inovação em produtos e processos, ESG, IA, capacidade de experimentação e exploração.

A Irani submeteu três cases de inovação, especialmente focados em cultura de inovação e inovação aberta, que exploravam temas como  sustentabilidade e tecnologias como a Inteligência Artificial, e mobilizou mais de 12 áreas da companhia para participarem da etapa de avaliação. Um que envolve tecnologias florestais e proporcionaram maior eficiência e precisão no manejo florestal. O outro possibilitou mapear e otimizar o potencial de absorção e estoque de carbono no solo das áreas florestais da Irani, e contribuiu diretamente para a mitigação das mudanças climáticas e maior produtividade florestal. E por fim um case que incorporou inteligência artificial e monitoramento preditivo para a segurança de trabalho.

“Investigamos o impacto de três fatores sobre a inovação: IA, ESG e Ambidestria. Observamos que a concorrência acirrada exige agilidade para inovar, tanto no curto prazo — extraindo o máximo de recursos das empresas — quanto no longo prazo, criando novos produtos e serviços. E mais: notamos uma relação direta entre o emprego da inteligência artificial e a redução de custos dentro das organizações”, destaca Rafael Coimbra, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil.

​​O Innovative Workplaces busca auxiliar as empresas a avaliarem sua maturidade em relação às diferentes perspectivas de inovação, estruturando essa análise sobre dois pilares principais: Capacidade de Inovação e Capacidade de Execução. Conectada às constantes mudanças e necessidades no mercado, esta edição contou com novidades.

Para Fabiano Alves de Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, a certificação é resultado de uma jornada contínua de evolução. “Ser reconhecida pelo MIT Technology Review Brasil mostra que estamos no caminho certo ao promover uma cultura de inovação conectada aos nossos valores e à sustentabilidade do negócio. Buscamos constantemente aprimorar processos, desenvolver pessoas e incorporar tecnologias que contribuam para um futuro mais eficiente, colaborativo e sustentável”, ressalta o executivo.

Sobre a Irani

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

Posts relacionados

Irani conquista 3° lugar e é destaque na categoria Florestal, Celulose e Papel no prêmio TOP 100 Open Corps

Redação

Três cidades de SC no topo do ranking das mais seguras

Redação

Oktoberfest Blumenau reforça título de festa mais segura do Brasil

Redação